Ligue-se a nós

Sociedade

300 armadilhas para vespa asiática foram colocadas na Marinha Grande

Podem também utilizar a plataforma eletrónica SOS Vespa (www.sosvespa.pt) ou contactar a linha SOS Ambiente (808 200 520).

Publicado

em

Por

Vespa velutina
Foto: Vespa velutina ou asiática / SOS Vespa

O Município da Marinha Grande iniciou hoje a colocação de 300 armadilhas em todo o concelho para capturar a vespa asiática, com especial incidência nos locais onde anteriormente tenham sido detetados ninhos.

Numa nota de imprensa, a autarquia adiantou que a ação, realizada através do Serviço Municipal de Proteção Civil, consiste na captura das fêmeas fundadoras, antes da formação de novos ninhos, permitindo a redução do número de ninhos e, consequentemente, evitar a reprodução e o aumento exponencial do número de vespas asiáticas (Vespa velutina nigrithorax) adultas.

Em 2021, foram intervencionados 188 ninhos de vespa asiática, informou a Câmara, que explicou que o controlo desta espécie é efetuado através da remoção e eliminação dos ninhos com a aplicação de um inseticida, por pulverização diretamente nos ninhos.

A Câmara da Marinha Grande, liderada por Aurélio Ferreira (movimento independente +MpM), apelou aos cidadãos que identifiquem um ninho de vespa asiática para comunicarem diretamente com a autarquia (244 57 33 00) ou com as respetivas juntas de freguesia.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES