Ligue-se a nós

Sociedade

Iniciativa Liberal propõe transferência da sede do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para Leiria

Para o partido, liderado por Rui Rocha, cabe ao Estado dar o exemplo e criar oportunidades de carreira em vários pontos do país.

Publicado

em

Por

Partido Iniciativa Liberal
Foto: Iniciativa Liberal Facebook

A Iniciativa Liberal (IL) entregou esta quinta-feira na Assembleia da República um projeto-lei que visa a transferência de vários organismos públicos de Lisboa para outros pontos do país.

Para o partido, liderado por Rui Rocha, cabe ao Estado dar o exemplo e criar oportunidades de carreira em vários pontos do país, contribuindo para “um país territorialmente mais coeso e reconhecer a importância de deslocalizar os institutos que integrem a administração indireta do Estado”.

O deputado Carlos Guimarães Pinto, relator deste projeto, disse que “é o próprio Estado em muitas circunstâncias a pedir às empresas que se deslocalizem para o interior e outras zonas do país. Mas que autoridade é que o Estado tem para exigir isso dessas empresas quando é o próprio Estado central a concentrar todos os seus organismos num espaço geográfico tão curto? É isso que a Iniciativa Liberal quer alterar com este projeto-lei”.

Relativamente à região de Leiria, a IL propõe mudar a sede do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa para Leiria.

Segundo o relatório “Assimetrias e Convergência Regional: Implicações para a Descentralização e Regionalização em Portugal”, elaborado pela Universidade do Minho, Portugal é um dos países mais centralistas da OCDE, acrescenta a IL.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES