Ligue-se a nós

Cinema

A América que o mundo quer esquecer

Publicado

em

Filme Skin
Foto: Skin

Título: Skin
Realização: Guy Nattiv
Ano: 2018
Classificação IMDB: 7.3

Cru e perturbador, estamos perante um retrato de uma América que todo o mundo quer esquecer ou fingir que já não existe.

Skin é um filme inspirado em eventos reais, sobre um gangue racista e violento de skinheads. Mais do que isso, é uma história de amor entre duas pessoas longe de serem perfeitas, mas que lutam pelo seu direito à mudança e a começar uma nova vida.

Em 2019, face à conjuntura política Americana atual, o filme ganha um novo contexto e uma contemporaneidade marcante, apesar de a ação decorrer num passado recente. No entanto, não estamos apenas perante uma reflexão sobre a supremacia racial, a violência contra os imigrantes e a intolerância religiosa, o que teria importância suficiente por si só.

Skin obriga-nos a procurar causas mais profundas e a ver o indivíduo e não somente o grupo homogéneo e indiferenciado. Obriga-nos a enfrentar vários outros problemas sociais, que não são exclusivos dos E.U.A.: o alcoolismo, a violência doméstica, a falta de acompanhamento e proteção de menores em situações precárias, que são facilmente manipulados e recrutados para gangues, muitas vezes associados a estruturas familiares disfuncionais. Estas crianças e jovens transformam-se em adultos com uma perceção da normalidade, do que é uma família e do que é a sociedade, adulterada e muito condicionada. Adultos encurralados, sem opções de vida ou de emprego e para quem a fuga é quase impossível.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES