Cinema
A beleza da simplicidade – Aftersun
Com uma história simples e clara, é um filme comoventemente terno, dolorosamente honesto e cheio de emoção e empatia.

Título: Aftersun
Realizadora: Charlotte Wells
Ano: 2022
Classificação Notícias de Leiria: 8/10 brisas do lis
Sophie (Frankie Corio) tem onze anos e está a um passo da adolescência. Calum (Paul Mescal) é um pai muito jovem, carinhoso e dedicado, mas nem sempre presente.
Numa estância turca em declínio, pai e filha irão desfrutar das melhores férias de sempre. As recordações criadas nesses dias fugazes durarão uma vida inteira: momentos triviais e simples, com uma contribuição enorme para a construção da imagem que Sophie tem do seu pai e de si própria.
Esta é a longa-metragem de estreia da realizadora e produtora escocesa Charlotte Wells, que se baseou parcialmente nas suas experiências pessoais. Com uma história simples e clara, é um filme comoventemente terno, dolorosamente honesto e cheio de emoção e empatia. Sophie oscila entre memórias, entre o que é ou não real, entre as diferentes facetas da personalidade de Calum, que se debate com a vida para lá da paternidade.
Os dois protagonistas interpretam as suas personagens com uma naturalidade espantosa, principalmente tendo em conta a idade de Frankie Corio. A composição das imagens tem tanto de criativo, como de belo e a perfeição da cor e da luz são alguns dos maiores destaques técnicos desta produção. No entanto, a sua grande conquista é a sua profunda humanidade e a apresentação de uma perspetiva muito própria sobre saúde mental, sofrer em silêncio e cuidar dos outros.
Paul Mescal estava nomeado para o Óscar de Melhor Ator, Charlotte Wells recebeu o prémio “French Touch” no Festival de Cannes e o filme foi galardoado com o BAFTA para Melhor Estreia por um Argumentista, Realizador ou Produtor Britânico.
