Cinema
À descoberta de si mesma – A Pior Pessoa do Mundo
A Pior Pessoa do Mundo estará esta quarta-feira no Teatro Miguel Franco, com sessões às 18h30 e às 21h30.

Título: A Pior Pessoa do Mundo
Realizador: Joachim Trier
Ano: 2021
Classificação Notícias de Leiria: 8/10 brisas do lis
Julie (Renate Reinsve) é uma jovem mulher norueguesa, em busca de sucesso na sua carreira profissional e na sua vida amorosa e, para o alcançar, terá de descobrir quem é verdadeiramente. Por esta interpretação, Reinsve recebeu o troféu de Melhor Atriz no Festival de Cannes e a produção está nomeada para dois Óscares: Melhor Filme Internacional e Melhor Argumento Original.
Com a moderna cidade de Oslo como cenário, a longa-metragem conta com uma cinematografia criativa e poética, com o tempo a parar enquanto o amor nasce e com escolhas de movimentos de câmara pouco usuais, em momentos específicos, que encaixam na perfeição e trazem maior interesse visual a cenas banais. O argumento brilhante e a forma de o dividir em pequenos episódios da vida de Julie tornam a estrutura do filme muito apelativa e dão ritmo a uma narrativa que se concentra mais na ação interior do que exterior. As interpretações são fantásticas, em particular as de Renate Reinsve e de Anders Danielsen Lie.
A produção aborda temas atuais, como o consentimento e os limites do humor e o realizador Joachim Trier inova ao colocar uma protagonista feminina num papel tradicionalmente masculino, apresentando-nos uma mulher com um percurso realista, que está a descobrir quem é e o que quer. Pelo caminho hesita e muda de rumo, seguindo o seu coração e o que lhe parece certo no momento. Toma decisões pouco convencionais aos olhos dos outros, irrefletidas até. Isso faz dela a pior pessoa do mundo? Julie permite-se errar e ser humana. Afinal, ela só procura o que todos queremos: um sentido para a vida.
