Ligue-se a nós

Cinema

A glamourosa Nova Iorque dos anos 50 – Os Órfãos de Brooklyn

“O estilo clássico de Hollywood encontra um novo fôlego nesta longa-metragem, sem parecer ultrapassado, mas mantendo várias das suas características identificativas”.

Publicado

em

Os Órfãos de Brooklyn
Foto: Os Órfãos de Brooklyn

Título: Os Órfãos de Brooklyn
Realização: Edward Norton
Ano: 2019
Classificação IMDB: 7.2

Baseado no romance homónimo de Jonathan Lethem, Os Órfãos de Brooklyn é um filme de detetives com várias camadas. A história desenrola-se nos bastidores da Nova Iorque dos anos 50, por um lado repleta de charme e sedução, por outro abundante em corrução, abusos de poder, discriminação racial e social e especulação imobiliária.

Edward Norton é Lionel Essrog, um detetive privado com uma memória ímpar, que vive com Síndrome de Tourette. Mas, nem por isso deixa de ser o herói. Não é retratado como inapto ou menos capaz, mesmo quando algumas das personagens não conseguem ver para lá da sua “condição”.

O seu amigo e mentor Frank Minna (Bruce Willis) é assassinado e, a partir daí, seguimos Lionel que tenta descobrir o quem e o porquê. Durante a sua investigação, recorre a uma série de truques da profissão e rapidamente percebe que as linhas que está a puxar o ultrapassam, sofrendo as consequências.

O tema, o ambiente e o estilo visual com jogos de luz e sombra, refletem uma forte inspiração do filme noir. O estilo clássico de Hollywood encontra um novo fôlego nesta longa-metragem, sem parecer ultrapassado, mas mantendo várias das suas caraterísticas identificativas.

Na segunda tentativa de Norton como realizador ele prova que, para além de ser um ator excecional (facto evidente neste filme e em muitos mais), poderá também ter um futuro brilhante noutras áreas.

Veja aqui o trailer:

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES