Ligue-se a nós

Sociedade

A “inauguração da Loja de Cidadão foi a concretização de um projeto de muitos anos de expectativa” – Raul Castro

Há cem dias o socialista Raul Castro entrava no Parlamento para o primeiro dia de trabalhos na XIV Legislatura.

Publicado

em

Raul Castro
Foto: Município de Leiria

Há cem dias o ex-presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, entrava para a casa da democracia como deputado eleito por Leiria, para representar o Partido Socialista (PS).

Com o anúncio da sua candidatura suspendeu o mandato de presidente da Câmara de Leiria em agosto de 2019, para cumprir os 41 dias exigidos até à data das eleições legislativas.

No dia 6 de outubro de 2019, o PS foi o segundo partido mais votado no distrito de Leiria com 31,07% das intenções de voto. Raul Castro rumou à Assembleia da República acompanhado de Elza Pais, António Lacerda Sales e João Paulo Pedrosa.

A mudança para a capital não foi novidade e apesar de Raul Castro elogiar a “vida da cidade de Lisboa”, aponta o problema da circulação automóvel. “Um exemplo de stress: demoro uma hora e 15 minutos de Leiria à zona norte da Expo e 1 hora e 10 minutos até à Assembleia da República”, conta ao Notícias de Leiria.

“Falta do calor humano dos leirienses.”

De Leiria, sente “falta do calor humano dos leirienses, com quem convivia diariamente. São as pessoas que me deixam saudades”, confessa.

Quanto ao dia 25 de outubro, o primeiro dia de trabalhos no Parlamento, “serviu para rever gente conhecida, conhecer novos colegas e cumprir formalidades”, sem grandes nervosismos.

Na bancada do PS, com os restantes colegas deputados eleitos por Leiria, destaca as “perguntas parlamentares ao Governo, nomeadamente sobre a utilização civil de Monte Real, a Linha do Oeste, a Reflorestação do Pinhal de Leiria e das Matas do Pedrógão, a aquisição de equipamentos para gestão das Matas, a situação do projeto de Gestão de Efluentes Suinícolas, o estatuto do ex- Combatente, a Saúde Militar, os doutoramentos no Instituto Politécnico de Leiria, a situação do Vale do Lis, a reabilitação do IC-8, entre outras”.

40 anos de experiência na Administração Pública.

Perguntas facilitadas pela “experiência profissional na Administração Pública quer na Central quer na Local. Sempre são mais de 40 anos…”, justifica ao nosso jornal o deputado socialista de 72 anos.

Num dia a dia bem diferente da Câmara Municipal de Leiria, a semana começa com o “trabalho no círculo eleitoral. Realizam-se reuniões solicitadas por Entidades ou a título pessoal. À terça e quarta-feira há reuniões de Comissões (suplente na dos Negócios Estrangeiros, efetivo na Defesa Nacional e Vice Presidente da Comissão de Adm. Publica, Modernização Administrativa e Poder Local). Às quintas de manhã há reunião do Grupo Parlamentar e à tarde há plenário. Sexta de manhã há igualmente plenário para votações que podem prolongar-se pela tarde”.

Contudo, no dia 19 de dezembro de 2019, a rotina parlamentar foi interrompida por uma vinda a Leiria para a inauguração da Loja de Cidadão, localizada no antigo Paço Episcopal, junto ao Jardim de Camões.

“A inauguração da Loja de Cidadão foi a concretização de um projeto de muitos anos de expectativa.”

Raul Castro Inauguração Loja de Cidadão

Foto: Raul Castro da Inauguração da Loja de Cidadão / Município de Leiria

Convidado por Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara de Leiria e pela Ministra da Administração Pública e da Modernização Administrativa, Alexandra Leitão, não tem dúvidas que a “inauguração foi a concretização de um projeto de muitos anos de expectativa, que vai ajudar a revitalizar o Centro Histórico da cidade”.

Em meados de janeiro Raul Castro esteve em Leiria onde reuniu com o Conselho de Admininistração do Centro Hospitalar de Leiria. A ocasião serviu para apresentar o plano de investimentos do Centro Hospitalar de Leiria (que integra os hospitais de Leiria, Alcobaça e Pombal) de 5.2 milhões de euros para 2020. Na altura, o deputado leiriense salientou a “importância da aplicação deste investimento na Saúde, e em especial, na área de influência do CHL, que agora pode continuar a crescer e a oferecer cuidados de saúde de excelência”, lia-se numa nota de imprensa.

Terminámos a entrevista a questionar Raul Castro que continua e vai continuar sem conta no Facebook. “Se tivesse tempo para gerir essa conta, até podia acontecer, mas como sei que não o tenho, prefiro ficar sem Facebook, porque a alternativa seria ter outra pessoa a responder por mim, coisa que rejeito”, conclui o deputado e ex-autarca da cidade de Leiria.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES