Cinema
A insolência do poder – Tár
São levantadas questões sobre a forma como as celebridades são analisadas hoje em dia e sobre o seu cancelamento, com base no julgamento que o público faz das suas personalidades, ações ou opiniões.

Título: Tár
Realizador: Todd Field
Ano: 2022
Classificação Notícias de Leiria: 8/10 brisas do lis
Na Berlim da atualidade, Lydia Tár (Cate Blanchett) é uma maestrina e compositora mundialmente famosa e um símbolo relutante da luta pela igualdade de género. Tár está a viver o sonho: uma carreira frutífera, o reconhecimento e admiração dos seus pares e uma família que a ama e apoia.
Mas haverá algo mais para além desta fachada perfeita? A portas fechadas, o génio da música clássica debate-se com sentimentos primitivos, como a arrogância, o desejo, a mesquinhez, a necessidade de controlo e a embriaguez do poder.
A longa-metragem foca-se nas dinâmicas entre as várias peças que compõem a orquestra e as diversas personagens que gravitam em redor de Tár. Com um argumento profundo e intenso, este é um filme que cozinha a tensão em lume brando e vai construindo o seu destino final passo a passo, sem pressas nem precipitações. A horrível verdade está sempre parcialmente oculta… Nos momentos em que se levanta a ponta do véu, há uma dose de manipulação e de engano a acompanhar, que provoca arrepios perante a frieza e altivez da protagonista.
Com esta produção, Todd Field convida-nos a pensar sobre o estado do mundo atual e as suas dinâmicas de poder. São levantadas questões sobre a forma como as celebridades são analisadas hoje em dia e sobre o seu cancelamento, com base no julgamento que o público faz das suas personalidades, ações ou opiniões. Os resultados desta cultura de cancelamento e o impacto que tem na vida das pessoas que, mesmo estando na esfera pública e escondendo-se atrás de uma máscara ou alter-ego, não deixam de ser indivíduos reais, são expostos no final do filme. Tár cai do seu pedestal e é responsabilizada pelos seus erros.
Com uma interpretação magistral de Cate Blanchet, que conta com múltiplas nomeações e com o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz, Tár está na corrida para seis Óscares e cinco BAFTA.
