Ligue-se a nós

Cinema

A origem de Citizen Kane – Mank

“Apesar do talento de Fincher, que nos trouxe ao longo dos anos longas-metragens inesquecíveis (7 Pecados Mortais, Clube de Combate, Em Parte Incerta e muitas outras), Mank não corresponde às expetativas”.

Publicado

em

Filme Mank
Foto: Mank / Netflix

Título: Mank
Realizador: David Fincher
Ano: 2020
Classificação Notícias de Leiria: 6/10 brisas do lis

 

O novo título da Netflix segue a vida de Herman Mankiewicz (Gary Oldman), argumentista em Hollywood nos anos 30. O filme centra-se nos curtos meses em que Mankiewicz escreveu Citizen Kane – O Mundo a Seus Pés, colocando no argumento algumas sementes de vingança, enquanto estava praticamente acamado e lutava contra o alcoolismo. Através de flashbacks, temos acesso a episódios anteriores da sua vida e às pessoas que fizeram parte dela, desvendando pouco a pouco quem era este homem e quais os seus ideais e princípios.

A realização de David Fincher transporta-nos para o glamour de Hollywood, replicando as caraterísticas dos filmes da época, com uma belíssima cinematografia e diálogos incisivos. Apesar do talento de Fincher, que nos trouxe ao longo dos anos longas-metragens inesquecíveis (7 Pecados Mortais, Clube de Combate, Em Parte Incerta e muitas outras), Mank não corresponde às expetativas. As constantes analepses retiram ritmo ao avanço da história, confundindo e aborrecendo o espetador. A espirituosidade das personagens e as excelentes interpretações de Gary Oldman e Amanda Seyfried não são suficientes para colmatar a falta de solidez do enredo.

Surgem ainda dúvidas quanto à correspondência com a realidade, relevante num filme do género biográfico. O argumento de Citizen Kane tem menos destaque do que deveria e fica no ar a indefinição sobre a colaboração entre o protagonista e Orson Welles na construção do mesmo. Terá Mankiewicz sido o génio incompreendido a quem Welles roubou os louros ou criou-se esta fição para gerar maior debate e burburinho em torno da história?

Veja aqui o trailer:

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES