Ligue-se a nós

Cultura

“A Profeta” é o terceiro livro da escritora leirense Maria Francisca Gama

“A Profeta” junta a descrença na religião e a necessidade de seguir alguém cegamente, o desejo de vingança e a procura do amor.

Publicado

em

Por

Foto: Maria Francisca Gama nasceu em Leiria em 1997 / DR

A escritora leiriense Maria Francisca Gama publicou este mês o seu terceiro livro, “A Profeta”, estreando-se na editora Penguin Random House.

A obra será lançada pela autora no dia 9 de julho, às 17h00, no Mercado Santana, em Leiria.

“Neste livro fiz uma reflexão sobre a fé, sobre o Bem o Mal, e sobre a vingança feita pelas próprias mãos”, resume a escritora ao Notícias de Leiria.

Mariana é a personagem principal e “tem o dom da palavra e cruza-se com pessoas cujas vidas foram destruídas e, por isso, estão suscetíveis a ouvi-la e a beber das suas palavras”.

Natural de Leiria, mas a viver em Lisboa foi na capital que conhecendo pessoas com outras crenças e fé, escolheu o tema.

Fé tambem questionada pela autora após ter perdido o pai aos 16 anos, mas “felizmente já resolvida”, garante.

“Durante os quatro anos do curso [licenciatura em Direito], cruzei-me com pessoas que, ao contrário de mim, nunca tinham acreditado em Deus, ou, pelo menos, no mesmo Deus que eu. Acreditavam noutras entidades, nos astros, na energia… E isso fez-me pensar que todos nós acreditamos nalguma coisa: é um exercício de desresponsabilização pelo nosso futuro que nos aconchega e sossega. Foi assim que a ideia surgiu”, conta Maria Francisca Gama, de 24 anos, ao nosso jornal.

O livro “A Profeta” foi escrito em dois continentes, entre Lisboa e Buenos Aires, na Argentina, onde esteve durante o primeiro semestre do quarto ano da licenciatura.


Francisca Gama estudou em Monte Redondo, Leiria

Nasceu em Leiria, a 6 de outubro de 1997. Depois de ter estudado no ensino secundário no Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, em Monte Redondo, foi para Lisboa, onde se licenciou em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Fez o estágio da Ordem dos Advogados na Sérvulo & Associados e concluiu a agregação em julho de 2021. Pouco tempo depois, decidiu enveredar pela área da comunicação (paralelamente à escrita), frequentando o curso de Apresentação de Rádio e Televisão, na World Academy.

Também trabalhou na agência de comunicação Draft Media Agency. Atualmente, para além de escrever e dar aulas encontra-se a estagiar como produtora na rádio Mega Hits.

“A Profeta” é o terceiro livro de Francisca Gama. Aos 14 anos publicou “Em Troca de Nada” e aos 17 “Madalena”, ambos pela Chiado Editora.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES