Ligue-se a nós

Sociedade

Abaixo-assinado e autocolantes são algumas das ações da Bajouca contra a prospeção de gás

O abaixo-assinado está disponível na sede da freguesia da Bajouca.

Publicado

em

Sessão Contra Gás Bajouca
Foto: DR

A Junta de Freguesia da Bajouca reuniu esta sexta-feira para definir ações de luta contra a prospeção e exploração de gás natural na região, numa sessão que segundo a Junta, contou com cerca de 450 pessoas.

Com o mote “Amo a Bajouca. Sou contra a exploração de gás natural”, a campanha tem como primeira iniciativa o lançamento de um abaixo-assinado que pede ao Governo o fim do contrato da conceção do direito de exploração à Australis.

Na Assembleia foram também “distribuídos autocolantes com o slogan da campanha para os moradores afixarem nas suas viaturas, tendo também sido anunciada a disponibilização de lonas a afixar junto das habitações”, de acordo com uma nota da Junta de Freguesia.

Outra medida avançada foi a realização de uma manifestação, silenciosa ou ruidosa, em janeiro.

Para o presidente da Junta, Pedro Pedrosa, “depois de batermos a várias portas, e não desvalorizando o muito e bom trabalho que tem sido feito, achámos que está na altura de nos juntarmos e mostrarmos ao país inteiro do que somos capazes”, disse na sessão desta sexta-feira, que aconteceu no Salão Paroquial da Bajouca.

Presentes estiveram também os presidentes da Junta de Freguesia do Coimbrão, Ventura Tomás, da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, Celine Gaspar, do Souto da Carpalhosa e Ortigosa, Eulália Crespo, tendo ainda sido lida uma mensagem de apoio do presidente da Junta de Bidoeira de Cima, Jorge Crespo.

Também a vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, tomou a palavra para enaltecer o “exemplo de cidadania dado pela população da Bajouca”, realçando que o Município está a definir uma estratégia de defesa dos interesses da população.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES