Agenda
Alcobaça: GAPA procura voluntários para campanha de recolha

O Grupo de Amigos dos Peludinhos de Alcobaça (GAPA) está à procura de voluntários para recolher alimentos e outros bens que lhes permitam manter os cerca de 150 animais que acolhem atualmente.
A recolha, que vai decorrer este fim de semana, é promovida pela Animalife, uma associação nacional sem fins lucrativos que combate o abandono animal, e vai decorrer em todo o país em vários hipermercados.
O GAPA foi convidado para fazer essa recolha, e beneficiar dela, no Continente Modelo de Alcobaça e no Continente Modelo de São Jorge, no concelho de Porto de Mós.
A explicação para terem sido os escolhidos para estas duas superfícies comerciais “é simples”, segundo disse ao Notícias de Leiria Elisabete Rodrigues, uma das responsáveis da associação alcobacence: “Em Alcobaça somos a única associação que recolhe animais abandonados. Em Porto de Mós não há nenhuma e nós recolhemos muitos animais lá”, explicou.
A recolha vai funcionar em três turnos para os quais, qualquer pessoa pode inscrever-se. O primeiro é das 9 às 13 horas, o segundo a partir daí e até às 17h30 e o terceiro, o da noite, até ao encerramento do supermercado, às 22 horas. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da Animalife ou enviando uma mensagem privada para a página de facebook do GAPA.
Para quem quer ajudar, mas não pretende inscrever-se como voluntário, pode sempre contribuir para a recolha. De acordo com Elisabete Rodrigues, o mais necessário é “ração para cães, detergentes e areia para gatos”. Os voluntários estarão, então, na entrada destes dois supermercados, devidamente identificados com a imagem da Animalife.
O GAPA participa, normalmente, em duas destas campanhas por ano, conseguindo obter, em média, cerca de mil quilos em cada uma das superfícies: “Em Alcobaça excedemos sempre um bocadinho esse valor, em Porto de Mós ficamos sempre um bocadinho aquém porque é um hipermercado mais pequeno e mais recente. As nossas expectativas são sempre de superar a tonelada”, finaliza a responsável.
