Ligue-se a nós

Sociedade

Alcobaça vai inaugurar no sábado os centros escolares de Cela e Turquel

O investimento ultrapassou os três milhões de euros.

Publicado

em

Por

Lápis Escola
Foto: Pixabay

A câmara de Alcobaça assinala no sábado os 751 anos da primeira aula pública dada no mosteiro, em 1269, com a inauguração dos novos centros escolares de Cela e Turquel.

Os centros escolares abriram portas no início deste ano letivo, dando “resposta a reivindicações de décadas das respetivas freguesias”, mas só serão formalmente inaugurados no sábado, Dia Municipal da Educação, divulgou hoje a câmara.

A data escolhida é, para o presidente da autarquia, Paulo Inácio, “a mais apropriada”, já que em 11 de janeiro se completam 751 sobre “a primeira aula pública realizada no Mosteiro de Alcobaça”.

Citado numa nota de imprensa, Paulo Inácio considera os dois centros escolares como “novos polos de interação comunitária” que contribuem “para a coesão territorial” daquele concelho do distrito de Leiria.

O Centro Escolar de Turquel representou um investimento de 2.013.926,82 euros, dos quais 1,6 ME foram comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A par com as salas de aulas, o investimento contemplou equipamentos como auditório, ginásio, polidesportivo descoberto, zona desportiva semicoberta, biblioteca multimédia dotada de tecnologias de informação e educação e zona de estacionamento temporário reservada para cargas e descargas. Acolhe 137 alunos do primeiro ciclo e 50 crianças em jardim de infância.

No Centro Escolar da Cela, o investimento ascendeu a 1.123.702,81 (dos quais 868.772,54 euros comparticipados pelo FEDER) e dotou a escola de uma zona desportiva semicoberta e uma biblioteca multimédia dotada de tecnologias de informação e educação. O centro é atualmente frequentado por 72 alunos, segundo dados fornecidos pela autarquia.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES