Sociedade
Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande vão ter transporte a pedido
Esta terça-feira, pelas 12h00, será lançado o MOBI Região de Leiria no Município de Alvaiázere, no Espaço Alvaiázere+ Plataforma Empresarial (junto ao Tribunal).

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) vai avançar em janeiro de 2023 com o projeto de Transporte Flexível a Pedido nos concelhos Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.
O projeto MOBI Região de Leiria é um serviço de transporte público em que o passageiro pode fazer antecipadamente a reserva da sua viagem, até às 15h do dia anterior ao dia da viagem, através de uma chamada para o número de telefone 800 24 25 26 (de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 15h00).
Realizado com recurso aos operadores locais (táxi), o projeto é financiado pelo PART
Programa de Apoio à Redução, permitindo que o utilizador pague um valor mais reduzido pelo serviço, sendo o restante suportado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria justifica, em comunicado, a escolha dos concelhos como um contributo no combate ao isolamento da população sénior, melhorando o acesso à rede de transportes públicos, designadamente nos lugares onde o serviço público de transportes não existe ou não assegura horários compatíveis com as necessidades da população.
O MOBI Região de Leiria pretende, nos próximos 24 meses, alargar a sua intervenção aos dez Municípios da Região de Leiria, representando um investimento inicial
superior a 80 mil euros e projetando mais de 10 mil viagens de táxi apoiadas e cujo preço para utilizador rondará o valor entre 1 a 2,5 euros, montante equivalente ao custo de transporte em autocarro integrado na rede pública de transporte de passageiros.
