Ligue-se a nós

Cultura

Andores, ofertas e fogaças em exposição no Agromuseu Municipal Dona Julinha

A exposição é dedicada às festas e romarias, com a apresentação de andores, ofertas e fogaças ornamentados por 18 grupos de folclore do concelho de Leiria.

Publicado

em

Por

Foto: Exposição “Andores, Ofertas e Fogaças” patente no Museu Dona Julinha / DR

O Agromuseu Municipal Dona Julinha, localizado na Ortigosa, tem patente a exposição “Andores, ofertas e fogaças”, no âmbito do 12.º aniversário daquele núcleo museológico dedicado à cultura rural.

A exposição é constituída por 20 peças, devidamente ornamentas por 18 grupos de folclore do concelho de Leiria, estando as mesmas expostas pelas várias salas do Agromuseu, permitindo ao visitante conhecer, em simultâneo, o acervo patente assim como as peças simbólicas das festas e romarias: andores, ofertas e fogaças.

A sessão de inauguração contou com um momento etnográfico promovido pelo Rancho Folclórico Vale do Lis (Barreiros, Amor), mostrando aos visitantes, na eira, como era a britada de pinhões.

No momento, Adélio Amaro, responsável pela programação do Agromuseu, salientou a importância de “valorizar a etnografia através do conhecimento, sendo importante este projeto conjunto dos grupos de folclore em parceria com o Agromuseu e o Município de Leiria”.

Tendo em contas as limitações impostas pela pandemia, “esta é uma das iniciativas que fazem parte do programa projetado até ao fim do ano, tendo em conta as limitações que a Covid obriga, mas que não faz os grupos de folclore desistirem da sua essência que é valorizar as tradições do povo rural”, considera Adélio Amaro.

A exposição está patente durante os meses de julho de agosto e pode ser visitada de segunda a sexta feira das 14 às 17 horas, assim como no domingo 4 de julho e nos sábados 10 e 24 de julho, no mesmo horário.

Ranchos participantes:
Rancho As Tecedeiras da Bidoeira de Cima
Rancho da Região de Leiria
Rancho Folclórico da Barreira
Rancho Folclórico da Costa, Maceira
Rancho Folclórico da Maceira
Rancho Folclórico de Parceiros
Rancho Folclórico de São Guilherme, Magueigia, Santa Catarina da Serra
Rancho Folclórico do Freixial
Rancho Folclórico do Grupo Alegre e Unido da Bajouca
Rancho Folclórico dos Soutos, Caranguejeira
Rancho Folclórico e Etnográfico do Souto da Carpalhosa
Rancho Folclórico Flores de Verde Pinho, Coimbrão
Rancho Folclórico Juventude Amiga de Conqueiros, Souto da Carpalhosa
Rancho Folclórico Rodas Viva do Telheiro, Maceira
Rancho Folclórico Rosas da Alegria, Sismaria, Monte Redondo
Rancho Folclórico Rosas do Lis, Carreira
Rancho Folclórico Vale do Lis, Barreiros, Amor
Rancho Típico da Boa Vista

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES