Ligue-se a nós

Sociedade

APA investe 1,75 ME no rio Liz para minimizar efeito das cheias

A intervenção está orçada em 120 mil euros, metade suportada pela APA e o restante financiado pelos dois municípios.

Publicado

em

Rio Lis Leiria
Foto: DR

A foz do rio Lis, nos concelhos da Marinha Grande e Leiria, vai ser alvo de um investimento de 1,75 ME para aumentar a segurança e minimizar o efeito das cheias, anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Na Marinha Grande, onde assinou protocolos com aqueles municípios no âmbito de duas outras intervenções ambientais, o vice-presidente da entidade, José Pimenta Machado, revelou o que disse ser “uma prenda que a APA traz para a Marinha Grande e também para Leiria: a aprovação da candidatura para a foz do rio Lis”.

A intervenção vai recuperar o enrocamento dos dois esporões da foz, “que têm um papel importante do ponto de vista hidráulico e hidrodinâmico para minimizar cheias e dar maior segurança àquelas zonas adjacentes do rio Lis”.

Segundo o vice-presidente da APA, o concurso será lançado no primeiro trimestre de 2020, de modo a garantir “trabalhos fundamentais para dar maior resiliência à gestão do rio Lis”.

“O enrocamento está bastante destruído. Vamos recuperar o que foi danificado por várias tempestades, num processo cumulativo. Se não atacássemos agora [o problema], havia risco para os terrenos adjacentes”, sublinhou.

José Pimenta Machado assinou com os municípios de Leiria e Marinha Grande um protocolo para manutenção de um troço de 11 quilómetros do rio Lis, entre as pontes de Monte Real e das Tercenas, para dar melhores condições de drenagem.

“Temos informações de que, historicamente, o Lis é um rio que se porta mal. Há que melhorar as margens e cuidar dele para evitar o efeito das cheias”, afirmou.

Um dos problemas, acrescenta o vice-presidente da APA, é a impermeabilização da bacia: “Quando chove muito, a água flui”.

Outro protocolo assinado entre a APA e a Câmara de Leiria prevê a intervenção na ribeira dos Milagres.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES