Sociedade
Apoios da Câmara de Leiria a famílias em dificuldades só chegam a 37 pessoas
Para o deputado municipal Manuel Azenha, “a ação social da Câmara tem-se esgotado na proliferação de programas que não têm tido qualquer efeito prático”.

Os apoios criados pela Câmara de Leiria para apoiar famílias, com caráter de urgência devido à pandemia da covid-19, apenas foram dados a 37 beneficiários, de acordo com o deputado Manuel Azenha, na última Assembleia Municipal de Leiria.
Para o deputado municipal, “nesta altura em que os munícipes mais precisam, a ação social da Câmara tem-se esgotado na proliferação de programas que não têm tido qualquer efeito prático”.
De acordo com a intervenção do deputado municipal bloquista, a autarquia leiriense apenas deu despacho favorável a 14 candidaturas ao programa de comparticipação de medicamentos, oito ao programa de arrendamento, uma ao programa “Cresce para todos” e 14 ao Fundo Municipal de Emergência Social.
“Na sua panóplia de apoios sociais foram apenas cedidos apoios a 37 candidaturas”, considerou Manuel Azenha na Assembleia Municipal de Leiria de 12 de fevereiro.
Elogiando a atribuição de mais de 800 cabazes na altura do Natal a pessoas em dificuldades, o deputado bloquista não encontra agora justificação para que estes apoios apenas cheguem a 37 pessoas.
Assim, o deputado defende que a Câmara de Leiria tem de ser proativa e ir para o terreno em busca das pessoas com dificuldades, “melhorando e desburocratizando este processo”, acrescentou.
Em resposta, o presidente da Câmara de Leiria explicou que, sabendo o município da existência de famílias em dificuldades devido à pandemia, “reforçámos a divulgação destes apoios, nomeadamente através das redes sociais, tendo sido também pedida ajuda às Juntas de Freguesia”, referiu Gonçalo Lopes.
Quanto às candidaturas rejeitadas por dívidas aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria, o presidente da autarquia explicou que a solução passará por recorrer a um plano de pagamento faseado, por exemplo.

-
Sociedadehá 1 dia
GNR resgata família perdida na Serra de Aire e Candeeiros
-
Sociedadehá 2 dias
Batalha: Acordo tripartido permite construção de pavilhão na Torre
-
Sociedadehá 1 dia
Saiba onde vão estar os radares de velocidade no distrito de Leiria
-
Sociedadehá 2 dias
Fátima exige construção do nó de ligação da A1 ao IC9