Sociedade
Assembleia Municipal da Marinha Grande aprova orçamento municipal
O Orçamento para 2023 ultrapassa os 32 milhões de euros.

A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou, por maioria, no dia 10 de março, os documentos previsionais para o ano 2023 incluindo as Grandes Opções do Plano, Mapa de Pessoal e Orçamento.
A abstenção da CDU e do PS, em reunião no dia 6 de março, viabilizaram a segunda tentativa de garantir um orçamento municipal para 2023, por parte da maioria do +MPM, liderada por Aurélio Ferreira.
O Orçamento para 2023, com o valor de 32.495.172,00€, “congrega um conjunto de projetos, atividades e obras que têm em vista o desenvolvimento sustentável do concelho e a promoção da melhoria das condições de vida da população”, lê-se num comunicado emitido pela autarquia marinhense.
Foi também aprovada a revisão orçamental para incorporação do saldo de gerência de 2022, no valor de 14.736.862,26€.
O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, salienta que “a aprovação do Orçamento permite que continuemos a concentrar a nossa ação na coesão social, bem-estar da população e a potenciar a Marinha Grande como centro económico e de empreendedorismo”.
As principais áreas de investimento do Orçamento são: habitação social (Camarnal Novo, Moita e manutenção); saneamento (Trutas – fases 3 e 4, Pilado e Moita); pavimentações em todo o concelho; novos projetos de candidaturas (Creche da Ivima, Residência de estudantes Albergaria Nobre, Armazéns da Arte Xávega, Bio resíduos, Ciclovia/troço 3, Auditório António Campos).
De entre as obras inscritas no Orçamento Municipal de 2023, destacam-se os sanitários da Praia da Vieira, a requalificação do ponto de água da Escoura, as coberturas dos Blocos 1 a 8 do Casal de Malta, as redes de drenagem das águas residuais domésticas e pluviais da Rua das Chedas, entre outras.
