Ligue-se a nós

Sociedade

Associações de mulheres vão marchar em Leiria

Em Leiria, a concentração acontece no Largo 5 de Outubro, às 18h00.

Publicado

em

Por

Foto: Facebook Rede 8 de Março

Associações feministas e sindicatos vão marchar hoje em 12 cidades portuguesas pelos direitos das mulheres, no âmbito da Greve Feminista Internacional, que acontece em Portugal desde 2019.

A greve, que acontece no Dia Internacional da Mulher, vai para a sua quinta edição e decorrerá hoje nas cidades de Aveiro, Barcelos, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Porto e Vila Real, e, no sábado, em Chaves.

A Rede 8 de Março, criada no contexto de lutas internacionais iniciadas na Polónia, exige o fim do trabalho precário, salário igual para trabalho igual, o aumento generalizado dos salários que acompanhe a inflação e o congelamento dos preços dos combustíveis, dos bens essenciais e da habitação.

Defende também a reabertura dos blocos de parto, das urgências e dos serviços de Ginecologia/Obstetrícia, bem como a implementação de práticas que valorizem a dignidade corporal das mulheres e que erradiquem as situações de violência obstétrica, bem como mais formação LGBT+ para os profissionais de saúde.

No contexto da violência doméstica, exige o fim das penas suspensas e da impunidade dos agressores e maior uso de medidas de afastamento e de detenção, assim como a existência de Gabinetes de Apoio à denúncia do assédio, nas instituições de ensino e nos locais de trabalho.

A Rede 8 de Março vai também contar com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores de Call Center (STCC), do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup), do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social (STSSSS) e do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (S.T.O.P.), que também já tinha agendado uma greve para o mesmo dia.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES