Sociedade
Autarcas da região de Leiria exigem mais apoio para o ensino artístico
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria considerou insuficiente apoio prestado ensino artístico especializado de música, dança e teatro da rede do ensino particular e cooperativo no território da Região de Leiria.

Os dez autarcas da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) aprovaram, esta terça-feira, uma posição conjunta sobre a necessidade de reforçar o financiamento do ensino articulado.
A CIMRL reclama do Governo a reavaliação das verbas atribuídas às escolas da região de Leiria, na variante de ensino artístico especializado de música, dança e teatro, para os anos letivos de 2022-2023 a 2027-2028, faz saber em comunicado.
Em resposta à publicação das listas provisórias dos “Contratos de Patrocínio 2022-2028” para o Ensino Artístico Especializado, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) considerou “insuficiente apoio prestado ensino artístico especializado de música, dança e teatro da rede do ensino particular e cooperativo no território da Região de Leiria”.
Como exemplos mais preocupantes de ausência de financiamento, os autarcas da região de Leiria identificam a escola artística “Sport Operário Marinhense – Escola de Artes e Movimento (EAM)” e escola artística do “Instituto Jovens Músicos – Conservatório de Música da Caranguejeira”, no Município de Leiria, ambas registando apenas o financiamento para um aluno do curso básico de música em regime de articulado.
A CIMRL considera a opção do Governo como “incompreensível e que além da asfixia financeira das escolas de ensino artístico, irá certamente promover o desemprego de professores e outros técnicos, acrescendo às dificuldades já sentidas na região.
A CIM Região de Leiria integra dez municípios, respetivamente Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.
Gosta do Notícias de Leiria? Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir! Contamos consigo.
