Ligue-se a nós

Sociedade

Autarcas de Leiria pedem ajudas ao Estado para continuar a apoiar localmente

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria na Assembleia da República reuniram-se com os presidentes de câmara do distrito.

Publicado

em

Por

Reunião Escritório
Foto: Pixabay

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria na Assembleia da República reuniram-se esta quinta-feira com os presidentes de câmara do distrito e ouviram as suas preocupações neste período da pandemia de covid-19.

O encontro, realizado por videoconferência, teve a participação da maioria dos autarcas, independentemente do seu partido político, explicou à Lusa o deputado Hugo Oliveira, ao considerar que o objetivo foi ouvir as preocupações e as dificuldades que os diferentes municípios estão a enfrentar.

Numa nota de imprensa, os sociais-democratas adiantam que uma das conclusões da reunião “foi a importância que as câmaras municipais têm tido no apoio às populações”, “substituindo o Estado Central em inúmeras situações”.

Tal facto, “tem afetado muito intensamente o quotidiano das autarquias, reduzindo as suas receitas e ampliando brutalmente as suas despesas correntes, sem se vislumbrar qualquer apoio da Administração Central”.

Segundo os deputados, os autarcas pretendem continuar, e até ampliar, este apoio às populações, mas “desejam também que haja mais desburocratização de processos, mais apoios financeiros e linhas de crédito, e que os apoios à economia cheguem mais rapidamente às empresas e às instituições”.

Por exemplo, os municípios reclamam que “fazem descontos substanciais nos serviços que prestam às populações, que não são contempladas em sede de código de IVA”.

Os deputados apontam ainda situações, como as dos hospitais de campanha, em que “são surpreendidos agora com eventuais taxas de licenciamento”.

Outras reclamações dos presidentes, segundo a mesma nota, são os “atrasos nas transferências de verbas e financiamentos europeus, resultando em consequências negativas para a tesouraria das autarquias e na redução do investimento público”.

Com a abertura das praias, os autarcas temem “um substancial aumento de custos, nomeadamente com a contratação de nadadores salvadores e equipamentos necessários à segurança e proteção dos turistas”.

Por isso, apelam ao “essencial apoio financeiro por parte do Estado”.

Os deputados comprometem-se a fazer chegar estas preocupações ao Governo liderado pelo socialista António Costa.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES