Autárquicas 2021
Autárquicas: António Henriques quer reverter estagnação de Castanheira de Pera
“Uma das prioridades é reverter o estado que, em termos de investimento, vivemos no nosso concelho”, afirmou António Henriques e presidente da concelhia do PS de Castanheira de Pera.

O cabeça de lista do PS à Câmara de Castanheira de Pera nas eleições autárquicas deste ano, António Henriques, disse hoje que uma das prioridades da sua candidatura é reverter a estagnação.
“Uma das prioridades é reverter o estado que, em termos de investimento, vivemos no nosso concelho”, afirmou à agência Lusa António Henriques, engenheiro civil de 42 anos e presidente da concelhia do PS de Castanheira de Pera.
O candidato, que nas últimas eleições autárquicas integrou a lista do PS e foi eleito vereador, adiantou que em 2017 foi criado um projeto por um grupo de pessoas que o considerou, “a curto, médio e longo prazos, o mais exequível para o concelho”.
“Perdemos as eleições e durante estes quatro anos percebemos que nada daquilo que era importante para o nosso concelho foi concretizado”, declarou António Henriques, destacando que “dar continuidade a este projeto é o principal motivo” pelo qual se candidata.
“Este projeto ainda está válido”, referiu, salientando que “o tempo urge e as opções e oportunidades acabam por passar”. Desse projeto, o candidato salientou as pessoas, notando que o concelho “sem empresas e sem emprego não consegue fixar pessoas”.
“Há uma necessidade de efetivar um conjunto de medidas para atrair empresas e, com isso, fixar pessoas, para que, dessa forma, se reverta a situação do território e o declínio demográfico”, observou, defendendo, por outro lado, outros “projetos de maiores valias que têm de ser concretizados para o território ser mais valorizado e mais apetecível”, como as áreas do turismo ou da floresta.
António Henriques apontou a este propósito as acessibilidades ao concelho no norte do distrito, para concluir que o município tem “todas as condições para fixar pessoas”.
O candidato garantiu ainda, se for eleito presidente da Câmara de Castanheira de Pera nas próximas autárquicas, a revisão dos tarifários praticados pela Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, que tem delegada a gestão e operação dos serviços de água, saneamento e resíduos urbanos.
“Os tarifários têm de ser obrigatoriamente reajustados, porque estão desajustados à realidade económica e social do concelho”, considerou.
Questionado sobre o balanço que faz da atual Câmara, liderada por Alda Carvalho, independente eleita pelo PSD, António Henriques referiu que “fica marcado por uma clara incapacidade de execução orçamental”.
“Tivemos anos consecutivos com orçamentos que foram acima do que tínhamos no concelho, mas não foram executados nem a 50%”, realçou o candidato socialista, frisando que “a incapacidade de execução orçamental se refletiu no território”.
Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PSD conquistou o município ao PS, com os sociais-democratas a obterem três de cinco mandatos, cabendo aos socialistas os restantes dois.
O concelho de Castanheira de Pera, o menos populoso do distrito de Leiria, tinha 2.614 habitantes em 2019, de acordo com as estimativas anuais da população residente do Instituto Nacional de Estatística.
Gosta do Notícias de Leiria? Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir! Contamos consigo.
