Ligue-se a nós

Cultura

Bailarino leiriense António Casalinho distinguido na competição internacional Prix de Lausanne

O Prix de Lausanne, um dos mais importantes galardões dedicados à dança, foi criado em 1973, e é gerido pela Fondation en Faveur de l’Art Chorégraphique.

Publicado

em

Por

Bailarino António Casalinho
Foto: António Casalinho / Facebook Prix de Lausanne

O bailarino leiriense, António Casalinho, conquistou este sábado duas distinções: o Prémio de Interpretação Contemporânea e uma bolsa de estudo na competição internacional de bailado Prix de Lausanne, na Suíça.

Entre os 78 participantes estavam três portugueses: Laura Viola, António Casalinho e Francisco Gomes, estudantes do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sánchez, de Leiria.

Esta escola conseguiu ver admitidos ao concurso mais dois alunos seus: a inglesa Maia Roberts e o italiano Giulio Diligente. Foi, assim, entre todas as escolas participantes, a segunda que mais alunos teve este ano no Prix de Lausanne.

António Casalinho ganhou a chamada “bolsa n° 1”, que, na terminologia do concurso significa o 1° prémio, que é acompanhado por uma medalha de ouro e pelo título de “laureado do Prix de Lausanne”, explicou o conservatório ao nosso jornal.

Além disso, a Casalinho foi atribuído também o primeiro de dois prémios destinados a distinguir as melhores atuações na prova de dança contemporânea.

Com a vitória deste sábado, realça o Conservatório leiriense, António Casalinho, de 17 anos, torna-se o único bailarino a ter vencido os quatro principais concursos internacionais de dança: Varna (em 2018), Youth America Grand Prix (em 2019), Grand Prix na IBCC, China (2019) e, agora, o Prix de Lausanne.

“A dupla vitória de António Casalinho, no Prix de Lausanne, constitui um importante marco na história da dança em Portugal”, considera o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Leiria.

 

Corrigida a 7 de fevereiro, às 16h45, com a explicação das distinções pelo Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES