Sociedade
Batalha investe 700 mil euros nas piscinas municipais cobertas
Os trabalhos deverão começar no início do próximo ano.

A Câmara da Batalha vai investir 700 mil euros em eficiência energética nas piscinas municipais cobertas, anunciou hoje a autarquia do distrito de Leiria.
Numa nota de imprensa, o Município, que aprovou o procedimento concursal na última reunião do executivo, adianta que a infraestrutura, na sede do concelho, “vai beneficiar de diversas intervenções com o intuito de melhorar, significativamente, a eficiência energética deste equipamento”.
“Os trabalhos incluem a total reformulação da central térmica e o fornecimento de caldeira de condensação para águas quentes sanitárias, a instalação de ventilação dos balneários e zonas adjacentes e a substituição parcial dos vãos envidraçados”, refere a nota.
Está, igualmente, prevista a “instalação na cobertura do edifício de painéis fotovoltaicos”, a “substituição de sistema de filtragem e de tratamento de água”, e a “implementação de um sistema de gestão integrada centralizada que comandará todos os equipamentos e a reformulação da rede de gás”.
“Esta é a intervenção nas piscinas municipais da Batalha mais profunda e transversal que alguma vez foi executada após a abertura deste equipamento, há mais de 30 anos”, assinala a Câmara, destacando “a aposta na eficiência energética e da autoprodução de energia”.
Segundo a Câmara, “de acordo com o cronograma dos trabalhos, as intervenções a efetuar compreendem um prazo de 150 dias, sendo que a generalidade dos trabalhos não implicará o encerramento das piscinas”.
“O Município já procedeu à elaboração de candidatura a fundos comunitários com o intuito de beneficiar de um incentivo a fundo perdido de 85% face ao investimento a realizar”, acrescenta.
Fonte da autarquia disse à Lusa que se estima que as obras comecem no início do próximo ano.
Além das piscinas cobertas, o concelho da Batalha tem piscinas descobertas, na freguesia do Reguengo do Fetal, que funcionam nos meses de verão.
