Ligue-se a nós

Sociedade

Batalha regressa ao dever de recolhimento domiciliário no dia 4 de novembro

Em Portugal, 121 concelhos foram classificados como de risco elevado tendo medidas mais restritivas que entrarão em vigor no dia 4 de novembro.

Publicado

em

António Costa
Foto: Reprodução Facebook República Portuguesa - XXII Governo

O concelho da Batalha foi classificado este sábado pelo Governo como de risco elevado para controlo da pandemia da covid-19, num total de 121 concelhos no país.

A classificação, que atinge unicamente o município da Batalha no distrito de Leiria, é justificada por uma taxa de 240 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias.

O critério é “uniforme para toda a União Europeia” e tem origem no Centro Europeu de Controlo de Doenças, explicou o primeiro-ministro depois de uma reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa.

O concelho de Alvaiázere é uma exceção à regra tendo em conta que se trata de um surto “localizado em concelho de baixa densidade”. Está, por isso, excluído da classificação de risco elevado.

No total, em Portugal, 121 concelhos foram classificados como de risco elevado tendo medidas mais restritivas que entrarão em vigor no dia 4 de novembro:

– Reposição do dever cívico de recolhimento domiciliário – cada cidadão deve ficar em casa, limitando as saídas ao essencial e com as exceções aplicadas nos meses de março e abril;

– O teletrabalho é obrigatório. Na impossibilidade, deverá haver desfasamento de horários;

– Os estabelecimentos comerciais encerram até às 22h00. Exceções: take away, farmácias, consultórios e clínicas, funerárias, postos de abastecimento e rent-a-car.

– Restaurantes com mesas limitadas a um máximo de seis pessoas e com horário limitado até às 22h30;

– Eventos limitados a cinco pessoas, exceto se pertencerem ao mesmo agregado familiar;

– Proibidas feiras e mercados de levante;

A avaliação quanto ao risco de cada concelho será revista “a cada 15 dias”, afirmou António Costa.

Contudo, o primeiro-ministro ressalvou que a “esperança” é a de retirar concelhos da lista de alto risco, mas “a maior probabilidade é que daqui a 15 dias estejamos a acrescentar concelhos”.

“Entrarão tanto menos e sairão tantos mais quanto cada um de nós for eficiente a travar o contágio”, defendeu.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES