Ligue-se a nós

Sociedade

Batalha volta a exigir descontos nas portagens da A19 como defesa do Mosteiro

“Estudos recentes revelam que o Mosteiro da Batalha regista sinais preocupantes de degradação” refere o Município da Batalha.

Publicado

em

Mosteiro da Batalha
Foto: Pixabay

O Município da Batalha exigiu descontos nas portagens da autoestrada 19 (A19) como medida de coesão ambiental e na defesa do Mosteiro Santa Maria da Vitória, que regista “sinais preocupantes de degradação” pelo tráfego de camiões.

A Câmara da Batalha informa que enviou na quarta-feira um ofício à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pela “defesa do Mosteiro da Batalha, Património da Humanidade classificado pela UNESCO”, considerando que é “um imperativo nacional e fundamento para medidas de coesão social e cultural, exigindo assim igual tratamento na adoção de um regime de descontos do valor das portagem em vigor na autoestrada A19 (variante da Batalha)”.

A Câmara acrescenta que aos descontos devem beneficiar, sobretudo, os “veículos pesados de mercadorias, como medida complementar aos projetos já desenvolvidos pelo Município, e para a minimização da forte pressão ambiental a que diariamente está sujeito o Mosteiro da Batalha”.

Destacando as “notícias recentes que dão conta que o Governo se prepara para aprovar com um novo incentivo ao regime de descontos nas portagens de várias autoestradas do interior, inclusive nas autoestradas A22 (Algarve) e A28 (Norte Litoral), alargado ao transporte de mercadorias e de passageiros”, a autarquia quer que o mesmo se possa aplicar na Batalha.

Segundo o Município da Batalha, “estudos recentes revelam que o Mosteiro da Batalha regista sinais preocupantes de degradação, em consequência do trânsito de veículos pesados que passa pela EN1 (IC2), porque a alternativa criada – a A19 – não cumpre o objetivo”.

O autarca lembra ainda que “foram gastos milhões de euros numa alternativa rodoviária em nome da defesa do património que, afinal, não assegura a preservação do monumento”.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES