Ligue-se a nós

Sociedade

Biblioteca municipal de Leiria ultrapassou as 80 mil entradas em 2021

Mesmo com a atividade condicionada pela pandemia, a Biblioteca de Leiria emprestou 21.441 títulos e conquistou 765 novos leitores.

Publicado

em

Por

Biblioteca Leiria
Foto: Biblioteca Municipal de Leiria / Município de Leiria

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, chegou quase às 90 mil entradas de utilizadores em 2021, recuperando face à quebra registada desde o início da pandemia.

No ano passado foram registadas 88.230 entradas na biblioteca municipal de Leiria, “número que atesta a sua importância junto da comunidade”, frisa, numa nota hoje divulgada, o município de Leiria.

Segundo os números disponíveis, referentes a 2018, antes da pandemia, a estrutura mobilizou 102.367 utilizadores.

Mesmo com a atividade condicionada pela pandemia, que obrigou a períodos de encerramento ao público e à limitação de presenças em salas, a BMALV emprestou 21.441 títulos, acrescentando 765 novos leitores aos 16.419 que estavam inscritos no início do ano passado.

Já a Ludoteca Municipal, uma extensão da biblioteca no Jardim da Almuinha Grande, recebeu cerca de dois mil utilizadores, avança a informação divulgada. 

Através de projetos de “take away” de livros e de outros documentos e da “Biblioteca à porta”, que levou livros, filmes e outros suportes a casa dos leitores, a BMALV “manteve contacto com os leitores”, cumprindo a função enquanto “centro de informação e conhecimento”, difundido o livro e a leitura como forma de contributo para “a promoção da cidadania”. 

Membro da rede de bibliotecas associadas à Comissão Nacional da UNESCO, a BMALV conta atualmente com um acervo de 100 mil itens, entre livros, DVD, CD, publicações periódicas, manuscritos, edições em braille, jogos, entre outros. 

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES