Ligue-se a nós

Sociedade

Bloco de Esquerda acusa Governo de não assumir compromisso para a recuperação das matas litorais

É nas Matas Nacionais de Leiria e do Pedrógão que está a maioria da madeira por vender: 50% da área do Pedrógão e 15% da de Leiria.

Publicado

em

Por

Pinha Pinheiro
Foto: Pixabay

Continuam a ser desconhecidos os planos de reflorestação assim como os Planos de Gestão Florestal das Matas Litorais, avança em comunicado a Comissão Coordenadora Distrital de Leiria e de Coimbra do Bloco de Esquerda.

Segundo o partido, que enviou a pergunta ao Governo, não há “calendarização de trabalhos nem a identificação dos respetivos meios de execução”.

“No total existem 2.300ha [de madeira] por vender”.

“Com a resposta do Governo ficámos a saber que, da totalidade da área ardida possuidora de madeira com interesse comercial, 85% já viu a sua madeira vendida. É nas Matas Nacionais de Leiria e do Pedrógão que está a maioria da madeira por vender: 50% da área do Pedrógão e 15% da de Leiria. No total existem 2.300ha por vender. Dos 24.344ha ardidos, foram contabilizados 15.771ha com interesse comercial (árvores com mais de 20 anos)”, acrescenta o partido numa nota enviada às redações.

Na resposta, o Governo faz saber que o “Plano de Rearborização das áreas ardidas nas Matas Litorais [que] está sustentado nas conclusões e orientações que constam do Relatório de Recuperação das Matas Litorais da autoria da Comissão Científica, que foi constituída pelo Governo para esse efeito.”

Este plano refere-se apenas às áreas onde a regeneração natural dos pinheiros não é possível por falta de sementes no solo. Contudo, o Governo não disponibilizou o referido plano para consulta, acusam os bloquistas.

O ministro do ambiente, Matos Fernandes, informou ainda que o “o ICNF implementou um programa de monitorização da dinâmica de regeneração natural de pinheiro bravo”, mas sem dar a conhecer os seus conteúdos.

O documento anuncia ainda que, durante o ano 2020, o ICNF irá desenvolver um plano de ação local para controlo e contenção de espécies exóticas invasoras.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES