Sociedade
Buscas para encontrar Valentina prosseguem em Peniche
“Até ao momento não há nenhuma informação sobre o paradeiro da criança”, afirmou fonte da GNR.

As buscas pela criança desaparecida desde quinta-feira no concelho de Peniche continuaram durante a noite com um efetivo mais reduzido, encontrando-se já hoje equipas com cães no terreno, disse fonte da GNR.
Valentina Fonseca, de 9 anos, está desaparecida desde a manhã de quinta-feira e é, desde então, procurada, sem que tenha até agora sido encontrada qualquer pista.
Fonte do Comando Territorial de Leiria da GNR disse à Lusa que as buscas decorreram durante a noite com um “efetivo mais reduzido devido à não existência de luz solar”, mas que hoje já se juntaram “meios cinotécnicos [cães] que estão a apoiar o dispositivo territorial”.
Filha de pais separados, a menina terá sido vista pela última vez pelo próprio pai — que segundo relatou às autoridades a foi aconchegar perto da 1h00.
Valentina Fonseca estava a pernoitar na casa onde o pai vive com a madrasta e onde estava a passar alguns dias, confirmou fonte familiar.
Pai e mãe já foram ouvida pelos inspetores da PJ e contaram que já em 2019 a menina tinha fugido de casa, de manhã, para ir ter com a mãe. Nessa altura, no entanto, foi encontrada por um agente policial que estranhou ver uma criança sozinha. Perguntou-lhe se queria boleia e ela aceitou. O polícia conduziu a menina à casa da mãe.
De acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, participam hoje nas buscas 92 operacionais, com 27 viaturas.
A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o caso.
