Ligue-se a nós

Sociedade

Câmara da Marinha Grande promove rastreio ao VIH

O rastreio rápido, confidencial e gratuito, pretende assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA.

Publicado

em

Por

Foto: O Dia Mundial de Luta contra a SIDA assinala-se a 1 de dezembro / DR

A praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, vai ser palco de um rastreio ao VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana), no dia 2 de dezembro.

A iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal da Marinha Grande, Centro de Saúde e Bombeiros Voluntários locais, vai começar às 09h00 terminando às 18h00.

O rastreio rápido, confidencial e gratuito, pretende assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, que se assinala a 1 de dezembro.

Os testes de rastreio mais utilizados são os testes rápidos, que apenas requerem 1-3 gotas de sangue e dão uma resposta em cerca de 30 minutos, explica uma nota da autarquia marinhense.

O VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que, depois de entrar no corpo humano, pode ficar “adormecido” durante muito tempo, sem dar sintomas. Nesse período, as pessoas infetadas designam-se seropositivas.

Quando o vírus “desperta”, desencadeia a destruição progressiva dos mecanismos de defesa, deixando a pessoa mais suscetível a contrair infeções e a desenvolver alguns cancros.

SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é a doença que aparece mais tarde, quando o VIH já degradou de tal modo o sistema imunitário que o corpo não consegue travar o aparecimento de doenças oportunistas, que afetam vários órgãos.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES