Sociedade
Câmara da Marinha Grande suspende velórios
Os funerais terão um limite máximo de 15 pessoas.

A participação em funerais na Marinha Grande foi limitada a um máximo de 15 pessoas, as trasladações foram canceladas e os velórios suspensos devido à pandemia da covid-19.
Em comunicado, a autarquia presidida por Cidália Ferreira alterou as regras de funcionamento dos cemitérios municipais para “minimizar os efeitos de propagação da Covid-19, junto dos trabalhadores, utentes e população em geral” e apelou para o respeito pelo “distanciamento social” entre os participantes.
A Câmara Municipal esclareceu que o número máximo de 15 pessoas em cerimónias fúnebres contempla “dez familiares diretos, quem preside à cerimónia e até quatro colaboradores da agência funerária” e que o funcionário do cemitério deve – antes e depois – deixar “tudo preparado, limpo e devidamente desinfetado”.
Paralelamente, os cemitérios do município foram declarados encerrados a pessoas não autorizadas. Após o final das cerimónias fúnebres e da saída dos participantes, o funcionário local deve voltar a fechar a porta do espaço.
