Sociedade
Câmara da Nazaré aprova moção de repúdio aos abusos sexuais na Igreja Católica
“Estes abusos configuram actos hediondos que demonstram o lado mais selvagem, sombrio e desumano de algumas pessoas que integram a Igreja Católica”, considerou a autarquia nazarena.

A Câmara Municipal da Nazaré, na sessão ordinária no dia 17 de fevereiro, aprovou uma moção de repúdio contra os abusos de menores por membros da Igreja Católica.
Em comunicado, a autarquia nazarena faz saber que esta moção “vem desta forma demonstrar a sua posição de inequívoco repúdio, após conhecimento das conclusões da investigação levada a cabo pela Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais contra crianças no seio da Igreja Católica Portuguesa”.
Pedro Strecht, presidente da comissão independente, referiu que foram recebidos 512 testemunhos validados, com base nos quais foi possível identificar “um número mínimo” de 4.815 vítimas.
A investigação apurou ainda que o distrito de Leiria é o quinto com mais relatos de vítimas.
Desta forma, “os sete elementos desta câmara afirmam o seu mais firme repúdio por todos os abusos sexuais contra crianças, demonstrados através do trabalho da comissão acima identificada, condenando firmemente os abusadores e demonstrando a mais sentida e sincera solidariedade para com todas as vítimas”, faz saber a autarquia nazarena, liderada por Walter Chicharro.
A moção será agora enviada ao Patriarcado e ao Bispo de Leiria-Fátima José Ornelas, entre outros.
