Ligue-se a nós

Sociedade

Câmara de Leiria acusada de construir muro para isolar bairro social

A Vereadora Ana Valentim justifica que a ideia é que o muro venha a ser objeto de intervenção artística.

Publicado

em

Por

Inauguração Bairro Social Integração Leiria
Foto: Inauguração Bairro Social Integração Leiria | Município de Leiria

A Câmara Municipal de Leiria investiu mais de meio milhão de euros na requalificação das 18 casas que compõem o bairro social da Integração, mas além das infraestruturas melhoradas, das pinturas e obras feitas no interior das habitações, foi também construído um muro de dois metros a delimitar o bairro onde vivem 47 pessoas, avança o Jornal de Notícias.

Em resposta ao jornal, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Leiria, Ana Valentim, justifica a construção do muro com a “necessidade de definir os limites do terreno com os terrenos adjacentes”, mas não explica o porquê de o muro ser tão alto.

Para os moradores com que o Jornal de Notícias falou, o muro serve apenas para separar o bairro social da zona das vivendas. “Dizem que temos de nos integrar na sociedade, mas construíram aqui um muro de Berlim. Deste lado, são os ciganos, dali são as vivendas. É o nosso muro da vergonha”, diz Sandra Mafra de 50 anos.

Além da ideia de segregação, os habitantes do bairro, na sua maioria feirantes, queixam-se também do facto de o muro ser demasiado alto e as carrinhas onde transportam as roupas que vendem nas feiras e mercados roçarem no muro na zona da curva.

Outros problemas apontados pelos moradores ao JN são a falta de estacionamento, a existência de apenas um contentor do lixo à porta do bairro ou a falta de escoamento da água dos telhados de quatro das 18 casas.

Para a vereadora da autarquia leiriense a “requalificação cumpre todas as normas de acessibilidade e de mobilidade, nomeadamente no acesso a veículos de emergência”. Quanto ao muro, Ana Valentim acrescenta que a ideia é que o muro venha a ser objeto de intervenção artística.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES