Ligue-se a nós

Sociedade

Câmara de Leiria aprova orçamento de quase 100 ME para 2023

Publicado

em

Por

Câmara Municipal de Leiria
Foto: Edifício da Câmara de Leiria / Facebook Município de Leiria

A Câmara Municipal de Leiria aprovou esta terça-feira, com os votos contra dos vereadores do PSD, o orçamento para 2023, de 97,4 milhões de euros.

Para o presidente da autarquia leiriense, Gonçalo Lopes, trata-se de um “dos orçamentos mais desafiantes da última década, assente em pressupostos macroeconómicos bastante imprevisíveis”.

Gonçalo Lopes disse mesmo que 2023 “será o ano mais desafiante da última década”, dada a “profunda imprevisibilidade da evolução económica”, devido à guerra na Ucrânia, aumento do custo da matéria-prima, a falta de mão-de-obra e o aumento dos custos energéticos.

Sobre o orçamento, Gonçalo Lopes realçou a aposta na educação, frisando que “a escola é um elo avançado para o combate à crise”, como o “reforço da ação social escolar, transportes, refeições, bolsas” de estudo, além de obras que estão em conclusão ou a projetar, como um novo centro escolar em São Romão, na zona urbana de Leiria.

Na saúde, além dos centros de saúde que estão em curso – Amor, Parceiros e Bidoeira -, a autarquia está a projetar outros, salientando ainda “a aposta nos investimentos realizados pelas freguesias”, que no próximo ano será de 11 milhões de euros.

Rede viária municipal, incluindo a Estrada Nacional 350 (que liga Leiria a Ourém) que a autarquia recebeu, o Fundo de Emergência, criado no âmbito da pandemia de covid-19 e que soma 1,2 milhões de euros para responder a situações sociais emergentes, mobilidade e eficiência energética foram outras áreas de investimento elencadas pelo autarca.

Gonçalo Lopes referiu-se depois à segurança e proteção civil como “áreas vitais”, anunciando o lançamento do concurso para a instalação da segunda fase da videovigilância na cidade de Leiria.

O montante a transferir para as freguesias será o mais elevado de sempre, contemplando um montante de 3,07 M€ para despesa corrente e 8,76 M€ para despesa de capital.

Quanto a novos projetos, a autarquia destaca as áreas da habitação social, mobilidade e transportes de Leiria, sustentabilidade ambiental do património municipal, despoluição da bacia hidrográfica do rio Lis, Topo Norte do Estádio Municipal, desenvolvimento do Pavilhão Multiusos de Leiria, Parque Aquapolis, programa ‘Bike Sharing’ e reforço do sistema de videovigilância.

O orçamento para 2022 foi de 93 milhões de euros.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES