Sociedade
Câmara de Leiria lamenta morte de António Cardoso, o primeiro comissário português
No final da década de 1990, foi nomeado comissário da Expo’98 e em seguida presidente do Conselho de Administração da TAP, tendo saído do cargo em 2004 para dar lugar a Fernando Pinto.

(Atualizada às 15h30 com as considerações do Presidente da República).
A Câmara de Leiria lamentou esta segunda-feira a morte de António Cardoso e Cunha, natural de Leiria e primeiro comissário português, endereçando à família e amigos condolências.
Numa nota de imprensa, o município presidido por Gonçalo Lopes faz saber que “lamenta profundamente” a morte de António Cardoso e Cunha.
“À família e amigos, o município endereça as mais sentidas condolências”, acrescenta a nota.
António Cardoso e Cunha morreu no domingo com 87 anos.
Engenheiro químico de formação e militante do PSD, Cardoso e Cunha foi deputado, ministro da Agricultura e Pescas de governos da Aliança Democrática liderados por Sá Carneiro e presidente da TAP.
Em 1986, após a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), foi nomeado comissário europeu, cargo que ocupou até 1993.
Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de António Cardoso e Cunha.
Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, realça-se que Cardoso e Cunha “foi o primeiro comissário português a integrar o colégio de comissários da Comissão Europeia, liderado então por Jacques Delors, logo no ano da adesão portuguesa em 1986”.
“Nestas funções prestigiou Portugal e teve uma enorme influência na nossa plena integração nas estruturas comunitárias, que exerceu até 1993, tendo ocupado vários pelouros, nomeadamente o das pescas e o da administração”, acrescenta-se.
Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito chefe de Estado no domingo, realça também a sua “longa e prestigiosa carreira como político, empresário e gestor, militante do PSD”, destacando o exercício de funções governativas como “primeiro como ministro da Agricultura e Pescas do Governo da Aliança Democrática (AD), liderado por Francisco Sá Carneiro em 1980, e, em 1981, liderado por Francisco Pinto Balsemão”.

-
Sociedadehá 13 horas
Sensores de estacionamento começam hoje a ser instalados na Avenida General Humberto Delgado
-
Artigo Patrocinadohá 8 horas
5 restaurantes de Sushi em Leiria que tem de experimentar!
-
Sociedadehá 8 horas
Trabalhadores da Gallovidro conseguem aumentos de 112 euros no salário base
-
Desportohá 7 horas
União de Leiria lidera Série B da Liga 3