Sociedade
Câmara de Leiria nos cinco municípios com melhor índice de satisfação – Portal da Queixa
No total, o Portal do Queixa registou quase sete mil reclamações dirigidas às câmaras municipais de todo o país.

A Câmara de Leiria encontra-se nos cinco municípios com melhor índice de satisfação, ou seja, a pontuação atribuída a cada entidade no Portal da Queixa.
Lisboa, Faro, Braga, Leiria e Setúbal são as que “demonstram uma maior preocupação em responder e resolver os problemas reportados pelos seus munícipes”, numa análise aos primeiros sete meses de 2021.
Já olhando para a taxa de solução, nos últimos 12 meses, a taxa fica-se pelos 36%. Enquanto a taxa de resposta foi bem alta com 83%.
No total, o Portal do Queixa registou quase sete mil reclamações dirigidas às câmaras municipais durante o mandato que agora termina, o que representa um aumento de 392% face ao quadriénio 2013-2017, informou a plataforma destinada a consumidores.
Segundo o comunicado, foram feitas 6.988 queixas entre 01 de outubro de 2017 e 31 de julho de 2021, contra as 1.419 registadas no período homólogo imediatamente anterior.
O estudo do Portal da Queixa, que teve como mote as eleições autárquicas marcadas para 26 de setembro, concluiu que Lisboa (1.496 reclamações), Porto (407) e Braga (191) foram as mais visadas pelos seus munícipes no atual mandato, numa análise focada nas 18 capitais de distrito, que concentraram 37% das queixas (2.615).
“Um resultado que está relacionado com o facto de pertencerem às zonas mais urbanizadas do país e àquelas que apresentam uma maior densidade populacional”, justifica a plataforma.
No lado oposto, o Portal da Queixa não recebeu qualquer reclamação relativa à câmara de Vila Real, enquanto Guarda (cinco), Bragança (sete) e Portalegre (10) foram as que geraram menos protestos.
O estudo concluiu também que as reclamações efetuadas entre 2017 e 2021 aumentam em função do grau de urbanização e do poder de compra do concelho, tal como em função do nível de instrução dos seus habitantes.
Por outro lado, as reclamações diminuem nos concelhos onde a percentagem de população sem o ensino secundário é maior.
As queixas aumentaram nos concelhos onde há mais população residente, mais natalidade (mais frequente nas zonas mais urbanas), em que o poder de compra é maior, onde a densidade populacional é maior (zonas mais urbanizadas) e em que a população empregada no setor terciário é superior.
