Sociedade
Câmara de Leiria quer debater bairros sociais a nível nacional
Para Gonçalo Lopes, “comparar este muro a outro tipo de muros, como o de Berlim ou que está em construção nos Estados Unidos ou com o Apartheid é uma ofensa aos leirienses”.

A Câmara de Leiria quer promover um debate nacional sobre os bairros sociais, anunciou o presidente da autarquia, durante uma reunião do executivo na qual foi abordada a contestação em torno de um muro construído no Bairro da Integração.
O presidente da câmara, Gonçalo Lopes, condenou de “forma veemente as alegações de segregação de que o município tem sido alvo devido à construção de um muro numa fração do Bairro Social da Integração”, durante a reunião.
O autarca anunciou ainda que o município vai promover “um amplo debate nacional sobre os bairros sociais e as políticas de gestão que os municípios devem assumir, num contexto de promoção da inclusão social”.
Segundo Gonçalo Lopes, as notícias avançadas por alguns órgãos de comunicação social “foram construídas sobre uma ‘enorme falsidade’, que está na origem de uma mistificação que mancha a imagem de Leiria e dos leirienses”, refere uma nota de imprensa.
Recorrendo a uma apresentação multimédia, o presidente da câmara mostrou imagens aéreas do bairro que demonstram “cabalmente que não existem habitações nas imediações do muro, encontrando-se a mais próxima a 148 metros”.
“Antes da nossa intervenção, o Bairro da Integração era um autêntico ‘bairro da lata’ que ninguém no país se preocupou em visitar para conhecer as condições desumanas em que as pessoas ali viviam”, disse Gonçalo Lopes, citado no comunicado, rejeitando que o muro estabeleça qualquer espécie de separação.
Gonçalo Lopes anunciou ainda que o município irá avaliar se existem, do ponto de vista técnico, condições para efetuar alterações no muro.
