Sociedade
Câmara leiriense paga mais de 100 mil euros em novela para promover “marca” Leiria
O acordo inclui ainda o destaque em alguns eventos em Leiria, como o Leiria Medieval e o Festival Extramuralhas.

A Câmara Municipal de Leiria celebrou um contrato com a produtora SP Televisão no valor de 100 mil euros, mais IVA, para promover a “marca” Leiria na telenovela da SIC “Nazaré”.
Ao Notícias de Leiria, a Câmara explica que “ao ser abordada pela produtora da novela, o Município considerou existir uma oportunidade de promoção e de aumento da notoriedade do concelho de Leiria e da região”.
Foi acordado com a produtora “a transmissão de imagens da cidade, incluindo planos aéreos, e a gravação de cenas em locais emblemáticos do concelho, como são disso exemplo o Mercado de Sant’Ana, a Galeria de Arte do Banco de Portugal, o Rio Lis, a Praia do Pedrógão e a Lagoa da Ervedeira”, esclareceu o município leiriense.

Foto: Facebook Nazaré
O acordo inclui ainda o destaque em alguns eventos em Leiria, como o Leiria Medieval e o Festival Extramuralhas. Ainda segundo a Câmara, os mais de 100 mil euros incluem também “a promoção da marca Leiria através de alguns programas da SIC”.
O Município leiriense garante ainda ao nosso jornal que “desde o início da transmissão da novela, o Município tem monitorizado a implementação da campanha e o cumprimento dos pressupostos acordados”.
Quanto ao contrato, disponível no portal Base, foi celebrado no dia 4 de outubro de 2019, mas autorizado em Assembleia Municipal de 30 de novembro e 3 de dezembro de 2018.
E se pensa que o investimento numa telenovela é inédito na região, não é verdade, pois também a Câmara da Nazaré gastou 61.500 euros, alegando “promoção à região”.
E se é difícil prever o impacto que uma telenovela pode ter, esta segunda-feira, dia 4 de novembro, “Nazaré saltou para o primeiro lugar dos programas mais vistos, com um valor de audiência apenas inferior ao da estreia”, segundo o site de entretenimento Espalha-Factos.

Foto: Facebook Nazaré
Com exibição a partir das 21h30, e a duração de cerca de 30 minutos, “Nazaré” registou esta segunda-feira uma audiência de 15,5%, com um share de 29,5%, de acordo com o site de entretenimento.
Segundo a produtora SP Televisão, ‘Nazaré’ é uma novela com um forte cariz português, ambientada numa zona de grandes tradições, que conta a história de uma filha que faz tudo para salvar a mãe e de como uma tragédia como um grande incêndio pode transformar tantas vidas e toda uma comunidade.
Do elenco fazem parte Carolina Loureiro, José Mata, Afonso Pimentel, Ruy de Carvalho, Albano Jerónimo, Inês Castel-Branco, Custódia Gallego, Sandra Barata Belo, entre outros.
