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Camionistas adiam marcha lenta rumo a Porto de Mós para esta sexta-feira de manhã

Paulo Paiva adiantou que a marcha lenta ficou sem efeito, esta quinta-feira, porque os motoristas tiveram acesso “às medidas que o Governo vai adotar para poder mitigar os custos”.

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Marcha lenta IC2
Foto: Imagem ilustrativa de Marcha Lenta

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A marcha lenta de transportes pesados de mercadorias em direção a Porto de Mós (Leiria), que estava agendada para a noite desta quinta-feira, foi adiada para a manhã desta sexta-feira, pelas 10:00, informou à Lusa o porta-voz da iniciativa.

“Às dez horas [22:00], a conselho das autoridades devido ao cansaço acumulado e ao número de viaturas que teriam de se deslocar, [os motoristas] entenderam, por bem, adiar essa saída para Porto de Mós para amanhã [sexta-feira] às 10:00”, disse Paulo Paiva.

De acordo com o porta-voz da plataforma “Sobrevivência do Setor”, trata-se da “única ação” de protesto prevista, indicando que os motoristas vão se reunir para perceber o que “podem fazer”.

“A única ação que está prevista da plataforma do Carregado será essa marcha até Porto de Mós para se juntar com os restantes profissionais do setor que também aderiram, que vêm do norte e que estavam organizados para realizaram a marcha no Porto, em Matosinhos”, indicou.

“[…] Vão voltar a reunir, perceber o que efetivamente podem fazer e atempadamente irão decidi quais serão as novas formas de protesto e contestação”, sustentou.

Paulo Paiva precisou ainda que deverão se juntar cerca de 300 viaturas, em conjunto com os profissionais do setor das zonas do centro do norte. Do Carregado (Lisboa), acrescentou, vão sair “à volta das 40/50 viaturas” para Porto de Mós.

Esta quinta-feira estava prevista uma reunião de motoristas de transporte pesado de mercadorias em Porto de Mós (Leiria), depois de ter sido cancelada a marcha lenta marcada para Lisboa, para protestar contra a subida dos preços dos combustíveis.

Paulo Paiva adiantou que a marcha lenta ficou sem efeito, porque os motoristas tiveram acesso “às medidas que o Governo vai adotar para poder mitigar os custos”.

“Entretanto, [os motoristas] viram que pelo menos uma das medidas que era imperativa que era a questão do IVA […] e a redução das portagens da classe 4 para a classe 2 não foram atendidas e a plataforma resolveu manter o protesto, saindo ao encontro de outros empresários do setor na zona centro nomeadamente em Porto de Mós”, afirmou.


Grupo “Sobrevivência do Setor” foi criado no Whats App

A plataforma foi criada através do Whatsapp esta semana por empresários do setor que organizaram um protesto na segunda-feira, no qual cerca de 40 empresários e motoristas do setor participaram.

Já na terça-feira foi realizada uma marcha com partida do Carregado, mas os camiões não chegaram a entrar na segunda circular, em Lisboa, tendo sido barrados pela polícia, contou Paulo Paiva.

“Estamos aqui hoje a reivindicar as nossas causas, que, no fundo, partem da escalada do preço dos combustíveis, que nos torna impossível podermos trabalhar”, disse à Lusa na segunda-feira o empresário Mário Nobre, que participou no protesto.

O empresário garantiu que este protesto não tem um fim definido e que apenas terminará quando houver “condições para trabalhar”.

Mais de 200 empresários do setor do transporte de mercadorias acordaram no domingo a paralisação de 20% das suas frotas em protesto contra a subida dos preços dos combustíveis.

O encontro de domingo aconteceu um dia depois de uma reunião da Associação Nacional dos Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram), que admitiu que a solução para a sobrevivência das empresas de transporte de mercadorias, face à escalada do preço dos combustíveis, passa por um aumento das tarifas.

Os transportadores rodoviários de mercadorias não foram abrangidos pelas medidas anunciadas pelo Governo para mitigar o impacto da subida dos preços dos combustíveis e que incluem, designadamente, a subida do desconto no Autovoucher de cinco para 20 euros e o prolongamento por mais três meses do apoio dado a táxis e autocarros (pagando agora 30 cêntimos por litro de combustível, em vez dos atuais 10).

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