Ligue-se a nós

Sociedade

Campanha alerta para a construção de mariolas

Estão a ser distribuídos folhetos informativos, em português e inglês, com o objetivo de chegar ao maior número de pessoas.

Publicado

em

Por

Foto: Mariolas, conjunto de três ou mais pedras sobrepostas, geralmente de forma piramidal ou cónica / Pixabay

“Diga Não Às Mariolas” é o nome da campanha de sensibilização lançada pelo aspirante Geoparque Oeste, Berlengas Reserva da Biosfera da UNESCO, Associação
Arméria, Município de Peniche e Comunidade Intermunicipal Municipal do Oeste.

A campanha pretende a sensibilização relacionada com a geoconservação de locais emblemáticos na península de Peniche, mas que, de algum modo, se replica nos 72 km de costa do território do aspirante Geoparque Oeste.

“Diga Não Às Mariolas” pretende esclarecer turistas, operadores turísticos,
agentes económicos e comunidades em geral sobre os perigos e consequências que a construção de mariolas tem na paisagem e na geoconservação do património natural.

“Locais de interesse geológico com relevância nacional e internacional são constantemente vandalizados com a construção de mariolas como é o caso da Papôa ou da Ponta do Trovão”, refere o aspirante Geoparque Oeste.

“A utilização deste tipo de construção em locais de interesse geológico e paisagístico, para além de transformarem a paisagem natural e a sua geomorfologia, podem ser perigosas para as espécies que as habitam, mas também para quem visita estes locais”.

Para o coordenador executivo do aspirante Geoparque Oeste, “esta campanha é muito
importante pois acreditamos que através dela podemos começar a mudar a forma como as pessoas valorizam e reconhecem estes locais de interesse geológico”.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES