Ligue-se a nós

Cultura

Campanha de comunicação de Leiria a Capital Europeia da Cultura já começou

Para além de Leiria, são candidatas portuguesas a Capital Europeia da Cultura 2027 as cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.

Publicado

em

Por

Foto: A campanha pretende envolver o território e todos os habitantes na mensagem da candidatura Curar o Comum / Rede Cultura

A candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 arrancou esta quarta-feira com uma campanha de comunicação, destinada à promoção e divulgação dos seus objetivos.

“Este é o momento em que se materializam intenções, se definem eixos de ação e se comprovam as bases de sustentabilidade desta candidatura. O momento em que se diz, orgulhosamente, somos candidatos”, afirma o coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura 2027, Paulo Lameiro, citado numa nota enviada à agência Lusa.

A campanha de comunicação – que começou hoje com uma imagem do castelo de Leiria e as frases “Ouvindo, Vemos Mais Longe” e “Diferentes Vozes, uma Visão Conjunta” – pretende “envolver o território e todos os habitantes na mensagem da candidatura ‘Curate the Commons/Curar o Comum’”, divulgando o seu mote e apontando “para os seus eixos essenciais”, refere o comunicado.

“Partindo do mote da candidatura – Curar o Comum – já anunciado com a apresentação do Bidbook [livro de candidatura] e o lançamento do filme, a campanha desdobra o seu significado e os temas centrais da candidatura nas diferentes mensagens da campanha, que vai cruzar os meios tradicionais locais com os meios digitais, que inclui ‘mupis’, cubos, ‘outdoors’, campanha digital, imprensa local, rádio local, autocarros e peças de comunicação exterior”, assinala.

“Esta é uma candidatura de escuta e auscultação do território. Esta é uma candidatura feita em rede, plural, inclusiva, a candidatura de um território de encontro, que acolhe, cuida, cura. Esta é uma candidatura que parte de um património cultural, natural e humano único para afirmar uma Europa participativa, diversa e sustentável”, refere Paulo Lameiro.

O coordenador sustenta, por outro lado, que o envolvimento “de todas as entidades da Rede2027 na campanha da candidatura será crucial para afirmar a pertença da candidatura a todo o território, multiplicar a visibilidade da campanha, criar uma maior identificação do território e das pessoas com a candidatura”.

Leiria irá defender a sua candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 – iniciativa que decorrerá, em simultâneo, em Portugal e na Letónia – entre os dias 07 e 09 de março, em Lisboa, por altura da pré-seleção das cidades candidatas.

O cronograma aponta a publicação do relatório de pré-seleção no primeiro trimestre deste ano e a seleção final e designação da Capital Europeia da Cultura 2027 entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES