Ligue-se a nós

Sociedade

Candidato comunista João Ferreira e Jerónimo de Sousa participam hoje em sessão na Marinha Grande

João Ferreira e Jerónimo de Sousa estarão esta segunda-feira na sessão pública da candidatura a realizar pelas 18h30, nas instalações do Sport Operário Marinhense.

Publicado

em

Por

Candidato João Ferreira
Foto: Candidato à Presidência da República João Ferreira / Facebook João Ferreira 2021

O candidato a Presidente da República, João Ferreira, e o secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vão participar esta segunda-feira numa sessão pública da candidatura, na Marinha Grande.

De acordo com a Comissão Distrital de Leiria de Apoio à Candidatura de João Ferreira a Presidente da República, João Ferreira e Jerónimo de Sousa estarão presentes esta segunda-feira, dia 18 de janeiro, na sessão pública da candidatura a realizar pelas 18h30 nas instalações do Sport Operário Marinhense.

A lotação do auditório foi reduzida a um terço da lotação da sala, ou seja, inferior à lotação definida no plano de contingência para aquelas instalações, refere a Comissão em comunicado enviado às redações.

O deputado Bruno Dias estará presente nas ações de evocação do 18 de janeiro de 1934 participando na iniciativa a realizar na Praça do Vidreiro organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Vidreiros.

A efeméride assinala uma revolta operária, no âmbito de uma greve geral no país, a 18 de janeiro de 1934. Na Marinha Grande, os operários vidreiros tomaram o poder, situação que não se repetiu no país. Durante algumas horas, os vidreiros tomaram o poder, mas a insurreição acabou por ser esmagada pelo Estado Novo.

Os revoltosos da Marinha Grande sofreram uma punição particularmente pesada. Quando, dois anos mais tarde, o regime inaugurou a prisão do Tarrafal, na ilha de Santiago, em Cabo Verde, um terço dos reclusos eram participantes na revolta da Marinha Grande, e alguns acabariam por lá morrer devido às condições terríveis do campo.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES