Ligue-se a nós

Cultura

Candidatura da Procissão dos Caracóis a “Maravilha da Cultura Popular” apoiada pelo Município

São usadas milhares de cascas de caracóis, com torcidas embebidas em azeite que servem de pavio.

Publicado

em

Procissao Caracois Reguengo do Fetal
Foto: Município da Batalha

A Câmara Municipal da Batalha vai apoiar a pretensão da Junta de Freguesia do Reguengo de Fetal e respetiva Comissão da Igreja Paroquial na apresentação da candidatura da “Procissão dos Caracóis”, à eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular em Portugal.

O concurso é organizado pela empresa 7 Maravilhas que já elegeu as 7 Maravilhas Doces de Portugal, Aldeias ou da Gastronomia, entre outras.

A cerimónia religiosa conhecida como “Procissão dos Caracóis”, devido à procissão noturna iluminada com cascas de caracóis, é um evento anual, realizado em finais de setembro e no primeiro fim de semana de outubro.

Segundo uma nota da Câmara da Batalha, “recebe milhares de visitantes e que podem observar, ao vivo, uma das mais brilhantes manifestações de índole popular e cultural com a realização da tradicional Procissão dos Caracóis integrada no encerramento das Festas em Honra de Nossa Senhora do Fetal”.

Durante a procissão, a energia elétrica é cortada e a imagem da Senhora do Fetal, a Padroeira da freguesia, transportada em ombros, do Santuário de Nossa Senhora do Fetal (Mariano) à Igreja Matriz da aldeia. Sete dias depois regressa ao local de partida.

Para o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, “esta candidatura é uma excelente oportunidade para projetar e valorizar uma festa religiosa única do nosso país, que combina a fé e a exuberância das imagens da luz dos caracóis”.

Até dia 29 de março, pode ser visitada no Posto de Turismo da Batalha uma exposição fotográfica alusiva à “Procissão dos Caracóis”.

Veja aqui um vídeo com os preparativos:

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES