Cultura
Candidatura da Procissão dos Caracóis a “Maravilha da Cultura Popular” apoiada pelo Município
São usadas milhares de cascas de caracóis, com torcidas embebidas em azeite que servem de pavio.

A Câmara Municipal da Batalha vai apoiar a pretensão da Junta de Freguesia do Reguengo de Fetal e respetiva Comissão da Igreja Paroquial na apresentação da candidatura da “Procissão dos Caracóis”, à eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular em Portugal.
O concurso é organizado pela empresa 7 Maravilhas que já elegeu as 7 Maravilhas Doces de Portugal, Aldeias ou da Gastronomia, entre outras.
A cerimónia religiosa conhecida como “Procissão dos Caracóis”, devido à procissão noturna iluminada com cascas de caracóis, é um evento anual, realizado em finais de setembro e no primeiro fim de semana de outubro.
Segundo uma nota da Câmara da Batalha, “recebe milhares de visitantes e que podem observar, ao vivo, uma das mais brilhantes manifestações de índole popular e cultural com a realização da tradicional Procissão dos Caracóis integrada no encerramento das Festas em Honra de Nossa Senhora do Fetal”.
Durante a procissão, a energia elétrica é cortada e a imagem da Senhora do Fetal, a Padroeira da freguesia, transportada em ombros, do Santuário de Nossa Senhora do Fetal (Mariano) à Igreja Matriz da aldeia. Sete dias depois regressa ao local de partida.
Para o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, “esta candidatura é uma excelente oportunidade para projetar e valorizar uma festa religiosa única do nosso país, que combina a fé e a exuberância das imagens da luz dos caracóis”.
Até dia 29 de março, pode ser visitada no Posto de Turismo da Batalha uma exposição fotográfica alusiva à “Procissão dos Caracóis”.
Veja aqui um vídeo com os preparativos:
