Sociedade
Canil e gatil de Ourém vai mesmo avançar
O Centro de Recolha Oficial de Ourém permitirá o acolhimento de animais errantes, num período compreendido entre 15 e 21 dias.

A construção do Centro de Recolha Oficial de Ourém foi aprovado em reunião de Câmara, esta terça-feira, de acordo com uma nota do município de Ourém.
O Centro de Recolha Oficial de Ourém (Canil/Gatil) é uma antiga ambição da população e projeto fulcral para o bem-estar animal no concelho de Ourém, pendente apenas da aprovação da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal, explica o município que terá ainda de ver o processo aprovado em sede de Assembleia Municipal.
O Centro de Recolha Oficial de Ourém permitirá o acolhimento de animais errantes, num período compreendido entre 15 e 21 dias, no fim do qual será feito o transporte dos mesmos para o Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes de Proença-a-Nova.
Com um orçamento de aproximadamente 455 mil euros (mais IVA), o Centro de Recolha Oficial de Ourém será implementado junto ao edifício do Serviço Municipal de Proteção Civil e terá capacidade para acolher entre 14 a 21 cães e 15 a 48 gatos, consoante o tamanho dos animais.
Ficará ainda prevista a possibilidade de alargamento da estrutura, sendo possível a construção de dois blocos de celas adicionais que poderão triplicar a capacidade inicial das instalações, conclui o comunicado da autarquia de Ourém.
Recorde-se que há cerca de cinco meses, o canil de Ourém foi comparado a um “galinheiro” coberto com chapa de zinco, segundo a descrição da Associação Protectora dos Animais de Torres Novas.
