Agenda
Caracóis iluminados voltam a guiar a procissão da Festa do Reguengo do Fetal

São três dias de festa no Reguengo do Fetal, concelho da Batalha, com a particularidade das procissões noturnas serem iluminadas por centenas de cascas de caracóis, cheias com azeite, e um pavio. A primeira procissão acontece no próximo sábado, dia 28 de setembro.
“É uma tradição, única no país e talvez no mundo, muito antiga que ainda não conseguimos datar o seu início”, de acordo com a Fábrica da Igreja Paroquial do Reguengo do Fetal.
Devido à crescente popularização da festa, que nos três dias chega a receber 8 mil visitantes, este ano, a organização optou por contactar uma exploração de caracóis, em Belas, Sintra, onde recolheu as cascas.
As procissões noturnas, em honra da Nossa Senhora do Fetal, acontecem sempre nos dois sábados anteriores ao primeiro domingo de outubro. Este ano, nos dias 28 de setembro e 5 de outubro realizando-se a Festa no domingo, dia 6 de outubro.
Durante a procissão, a iluminação pública é apagada e as ruas ficam iluminadas apenas com as cascas dos caracóis, que se transformam em candeias.
No primeiro sábado, dia 28 de setembro, cerca das 20h30, inicia-se a procissão na Igreja Matriz rumo ao Santuário de Nossa Senhora do Fetal onde é realizada missa. Após a missa, cerca da 22h00, realiza-se a procissão com a imagem da Santa para a Igreja Matriz.
No segundo sábado, dia 5 de outubro, pelas 21h00 realiza-se missa solene na Igreja Matriz e cerca das 22h00 inicia-se a procissão para o Santuário.

