Ligue-se a nós

Sociedade

Casais divorciados já comungam na diocese de Leiria-Fátima

O Centro de Apoio à Família funciona no Seminário Diocesano de Leiria e dará apoio às famílias.

Publicado

em

Cardeal António Marto
Foto: Santuário de Fátima

A Diocese de Leiria-Fátima criou um Centro de Apoio à Família (CAF), assente no trabalho voluntário, que procurará que “as famílias com problemas não se sintam excluídas das comunidades cristãs”, disse o cardeal António Marto.

Entre os destinatários deste novo serviço estão os divorciados a viverem já uma nova relação e que pretendam aceder aos sacramentos da reconciliação (confissão) e da eucaristia.

Para estes casos é proposto um “itinerário de discernimento”, que pode durar meses – nunca menos de seis -, até que os participantes se sintam prontos a assumir um papel mais ativo na vivência da fé e o peçam, por escrito, ao bispo diocesano.

Segundo o cardeal António Marto, três casais de divorciados já cumpriram este passo na diocese e outros três estão atualmente a fazer esse percurso.

O bispo de Leiria-Fátima exortou esta sexta-feira as famílias a encararem as crises que as possam afetar como “novas oportunidades”, considerando que a família “é o património imaterial mais belo e valioso da Humanidade”.

Dirigida pelo padre José Augusto Rodrigues, reitor do Seminário de Leiria, o CAF funcionará com um corpo de 21 pessoas que procurarão dar apoio psicológico, à parentalidade, social, jurídico e médico, além de acompanhamento espiritual às famílias ou pessoas que o procurem.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES