Sociedade
Casal acusado de 135 crimes de abuso sexual contra a filha começou a ser julgado em Leiria
O MP aponta que os crimes terão acontecido no interior da residência da vítima e dos seus progenitores, pelo pai, com a conivência da mãe.

Um casal começou esta segunda-feira a ser julgado no Tribunal de Leiria, à porta fechada, por 135 crimes de abuso sexual de menor alegadamente cometidos sobre a filha.
Os crimes terão acontecido entre 2012/13 e 2021.
A decisão de fechar o julgamento ao público, incluindo a jornalistas, prende-se com a natureza dos ilícitos, que ditou a ordem para a exclusão de publicidade.
O homem e a mulher foram detidos em setembro de 2022, pela Polícia Judiciária, estando desde então a aguardar julgamento em prisão preventiva.
A ambos, o Ministério Público (MP) imputa 36 crimes de abuso sexual de menor agravado e 99 crimes de abuso sexual de menor dependente, sendo que à mãe os crimes são na forma de comissão por omissão.
No despacho, o MP aponta que os crimes terão acontecido no interior da residência da vítima e dos seus progenitores, pelo pai, com a conivência da mãe.
De acordo com o MP, quando a menor tinha entre os 7/8 anos e os 12 anos, os factos ocorreram num país estrangeiro e, entre os 12 e os 16 anos, no concelho de Peniche.
A vítima acabou por apresentar queixa em maio de 2022, com receio que os abusos recaíssem na irmã mais nova.
