Sociedade
Castanheira de Pera: Neve não cortou estradas mas autarquia pede cuidados
Sem estradas cortadas, a autarquia apela a cuidados redobrados tendo em conta o piso escorregadio e as estradas estreitas.

A neve que caiu esta madrugada na zona do Alto do Trevim, no município de Castanheira de Pera, não fechou estradas até ao momento, assegurou fonte da Câmara de Castanheira de Pera ao Notícias de Leiria.
“Não foi um nevão muito forte”, disse Manuel Rebelo, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, ao nosso jornal.
Sem estradas cortadas, a autarquia apela a cuidados redobrados tendo em conta o piso escorregadio e as estradas estreitas.
Para já, a neve encontra-se apenas na zona do Alto do Trevim (+1200 m) e Cabeço da Pereira (+1100 m) onde se localizam a Capela de Santo António da Neve e os três poços de neve.

Os poços que guardavam neve para a corte em Lisboa
Considerados imóveis de interesse público, dos sete poços construídos somente restam três. Usados para guardar neve, cada poço tem uma só porta, virada para nascente, evitando o calor e claro, que a neve derretesse.
Quando chegava o tempo quente, a neve era cortada e seguia em grandes blocos para Lisboa. O transporte era feito, numa primeira etapa, em carros de bois.
Em Miranda do Corvo fazia-se a primeira muda dos animais e depois os carros partiam para Constância onde, por barco, seguiam até ao Terreiro do Paço para o Rei e sua corte.
Castanheira de Pera e Cadaval vão promover Rota do Gelo
Os dois municípios assinaram um protocolo destinado a promover e valorizar turística e culturalmente o passado comum de produção de gelo, que remonta ao século XVIII.
No protocolo, os municípios relevam a “história em comum relativa ao fabrico do gelo” nas serras de Montejunto e da Lousã, respetivamente, e comprometem-se a colaborar “com vista ao estabelecimento de condições favoráveis à criação, implementação e dinamização da Rota do Gelo”.
