Ligue-se a nós

Sociedade

Castelo de Leiria vai ficar roxo para assinalar o Dia Mundial da Prematuridade

O Município de Leiria convida os apoiantes da iniciativa a vestir uma peça de roupa roxa ou lilás, no dia 17 de novembro.

Publicado

em

Por

Castelo de Leiria
Foto: Castelo de Leiria / Pedro Carvalheiro

O Município de Leiria vai associar-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, que se assinala a 17 de novembro, iluminando o castelo com a cor roxa que simboliza este dia.

A campanha da Prematuridade acontece durante o mês de novembro,  considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, com o objetivo de alertar para o crescente número de partos prematuros, ensinar como prevenir esse facto e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebé, para a sua família e para a sociedade.

No atual contexto de pandemia, o município de Leiria convida à partilha de fotos, vídeos e histórias de bebés prematuros no Facebook, onde se pode também aprender com o exemplo das famílias espalhadas pelo mundo que vivem com a prematuridade.

Nascem cerca de 15 milhões de bebés prematuros todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebé em dez, sendo que cerca de 10% dos bebés portugueses nascem antes do tempo. A gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas, considerando-se “prematuridade” sempre que o bebé nasce antes das 37 semanas de gestação.

POPULARES