Sociedade
Castelo de Leiria vai ficar roxo para assinalar o Dia Mundial da Prematuridade
O Município de Leiria convida os apoiantes da iniciativa a vestir uma peça de roupa roxa ou lilás, no dia 17 de novembro.

O Município de Leiria vai associar-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, que se assinala a 17 de novembro, iluminando o castelo com a cor roxa que simboliza este dia.
A campanha da Prematuridade acontece durante o mês de novembro, considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, com o objetivo de alertar para o crescente número de partos prematuros, ensinar como prevenir esse facto e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebé, para a sua família e para a sociedade.
No atual contexto de pandemia, o município de Leiria convida à partilha de fotos, vídeos e histórias de bebés prematuros no Facebook, onde se pode também aprender com o exemplo das famílias espalhadas pelo mundo que vivem com a prematuridade.
Nascem cerca de 15 milhões de bebés prematuros todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebé em dez, sendo que cerca de 10% dos bebés portugueses nascem antes do tempo. A gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas, considerando-se “prematuridade” sempre que o bebé nasce antes das 37 semanas de gestação.

-
Sociedadehá 2 dias
Manuel e Susana casaram-se no Hospital de Leiria
-
Sociedadehá 3 dias
Novo percurso Polis “vai potenciar conflitos entre pessoas que andam a pé e as que andam de bicicleta” – Federação Portuguesa de Cicloturismo
-
Desportohá 3 dias
Atleta Auriol Dongmo campeã do lançamento do peso
-
Culturahá 3 dias
Rede Cultura 2027: Museu Raul da Bernarda participa no projeto “Museu na Aldeia”