Cinema
Catherine Called Birdy – Uma dama com piada
A interpretação de Bella Ramsey é fascinante, a banda sonora é excelente e o argumento é delicioso.

Título: Catherine Called Birdy
Realizador: Lena Dunham
Ano: 2022
Classificação Notícias de Leiria: 7/10 brisas do lis
O Lorde Rollo (Andrew Scott) e a sua esposa, a Dama Aislinn (Billie Piper), encontram-se em graves dificuldades financeiras, apesar do seu alto estatuto social em Stonebridge, uma vila da Inglaterra medieval. Catherine ou Birdy (Bella Ramsey) é a solução para este problema.
Aos 14 anos, Birdy é a mais nova da família, a única descendente do sexo feminino e tem nas mãos o futuro dos pais e do irmão mais velho. Para evitar a bancarrota, o Lorde Rollo tem de garantir uma união vantajosa entre a filha e um pretendente rico. Para Birdy, o desfile de candidatos torna-se num jogo de gato e rato, no qual vale tudo para evitar o casamento, principalmente se se divertir pelo caminho.
Catherine Called Birdy tem argumento e realização de Lena Dunham, a criadora da icónica série da HBO, Girls (2012-2017). A longa-metragem baseia-se no livro de Karen Cushman e veicula uma agenda política e social forte, pontuada por momentos de muita graça.
Dunham apresenta-nos uma crítica ao lugar da mulher ao longo dos séculos, misturando história e fantasia, gravidade e o seu humor singular. A produtora e escritora norte-americana não se molda aos papéis tradicionais e dá-nos uma protagonista desafiadora, corajosa e inteligente, com o seu quê de egocentrismo e de revolta adolescente.
A interpretação de Bella Ramsey é fascinante, a banda sonora é excelente e o argumento é delicioso. Razões mais do que suficientes para compensar a cinematografia simples e uma ou outra incorreção histórica.
Disponível na Amazon Prime Video, Catherine Called Birdy é a desculpa perfeita para não sair de casa nestes dias de chuva e passar uma tarde leve e divertida.
